Novo software detecta Parkinson
Por meio de um desenho, nova ferramenta identifica os primeiros sinais da enfermidade.
Publicada em
Por meio de um simples desenho, uma espiral, pode ajudar a identificar os primeiros sinais do Parkinson.
A novidade consegue medir os sintomas e avaliar o estágio da enfermidade com mais de 90% de precisão.
O estudo foi publicado no periódico científico Frontiers of Neurology indica que a habilidade de desenhar o espiral, dependendo da agilidade e pressão exercida no traço, pode mostrar quando alguém possui Parkinson.
Software desenvolvido na Instituto Real de Tecnologia de Melbourne, na Austrália consegue identificar características da doença quando pacientes desenham uma espiral em uma folha de papel sob um tablet programado.
Para testar, 55 pessoas utilizaram a nova tecnologia, e 27 delas foram diagnosticadas com Parkinson.
Geralmente, o Parkinson é descoberto quando o paciente já está em fase avançada da doença, quando todos os sintomas já estão bem visíveis.
Nesse estágio, a produção celular do cérebro e as funções cognitivas já se encontram comprometidas. Por isso, o software seria tão importante, pois consegueiria detectar a doença antes dessa fase, possibilitando melhor tratamento.
Para especialistas, essa é considerada a técnica mais precisa. E já vem sendo usada como confirmação do diagnóstico clínico, pois, não é necessário que o paciente tenha nível de escolaridade para desenhar, diferentemente da habilidade de escrever.
Escrito por Redação
SALA DE BATE PAPO