Novo tratamento para a Hepatite C curou 97% dos pacientes
Segundo testes, terapia, que deverá ser acessível, é segura e eficaz
Publicada em
Nova terapia para hepatite C se mostrou mais eficaz. Resultado de um ensaio clínico provisório evidenciou que as chances de cura foram altas. A expectativa é que esse modelo seja acessível.
Trabalho foi apresentado pela organização de pesquisa e desenvolvimento sem fins lucrativos DNDi (iniciativa de Drogas para Doenças Negligenciadas), na França, que está atuando juntamente com a farmacêutica egípcia Pharco Pharmaceuticals.
O objetivo é promover um tratamento combinando dois medicamentos, o ravidasvir e o sofosbuvir. Empreitada deve ser voltada à países que não podem arcar com valores muito altos.
O custo está estimado em cerca de 300 dólares americanos por 12 semanas, ou 3 dólares e cinquenta por dia. Quando comparado com o tratamento atual aplicado na Malásia, por exemplo, há uma redução de quase 100% dos valores. No Brasil, os preços deverão apresentar queda de quase 7 mil dólares para 3 mil dólares.
Ao usar a pílula combinada por 12 semanas, 97% dos pacientes foram curados. Mesmo pessoas com doenças graves, como HIV ou cirrose hepática, tiveram porcentagem de cura altíssima.
Atualmente, a doença afeta 71 milhões de pessoas no mundo. A meta da Organização Mundial da Saúde é erradicar a enfermidade até 2030.
Escrito por Redação
SALA DE BATE PAPO