Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Número de nascimentos no Japão registra baixa recorde em 2024

Placeholder - loading - Bebê de sete meses e sua mãe observam cerejeiras em Tóquio 14/03/2018 REUTERS/Issei Kato
Bebê de sete meses e sua mãe observam cerejeiras em Tóquio 14/03/2018 REUTERS/Issei Kato
Ver comentários

Publicada em  

Por Kiyoshi Takenaka

TÓQUIO (Reuters) - O número de bebês nascidos no Japão caiu para uma baixa recorde de 720.988 em 2024, o nono ano consecutivo de declínio, informou o Ministério da Saúde do país nesta quinta-feira, ressaltando o rápido envelhecimento e a diminuição da população.

Os nascimentos caíram 5% no ano, apesar de uma série de medidas reveladas em 2023 pelo ex-primeiro-ministro Fumio Kishida para aumentar a natalidade, enquanto um número recorde de 1,62 milhão de mortes significou que mais de duas pessoas morreram para cada novo bebê nascido.

Embora a taxa de fertilidade na vizinha Coreia do Sul tenha aumentado em 2024 pela primeira vez em nove anos, graças a medidas para estimular os jovens a se casarem e terem filhos, a tendência no Japão ainda não mostrou uma recuperação.

Por trás do declínio de nascimentos no Japão está a redução de casamentos nos últimos anos, decorrente da pandemia de Covid-19, disse Takumi Fujinami, economista do Japan Research Institute.

Embora o número de casamentos tenha aumentado 2,2%, chegando a 499.999 em 2024, isso ocorreu somente após quedas acentuadas, como uma queda de 12,7% em 2020.

'O impacto pode se prolongar também em 2025', disse Fujinami.

Ao contrário de alguns países ocidentais, apenas alguns de cada 100 bebês no Japão nascem fora do casamento, o que sugere uma correlação mais forte entre casamentos e nascimentos.

Questionado sobre os dados demográficos mais recentes, o primeiro-ministro Shigeru Ishiba observou o aumento no número de casamentos.

'Precisamos estar cientes de que a tendência de queda de nascimentos não foi interrompida. Mas o número de casamentos registrou um aumento. Dada a estreita relação entre o número de casamentos e o número de nascimentos, devemos nos concentrar nesse aspecto também', disse ele.

As notícias desta semana de que a taxa de fertilidade da Coreia do Sul subiu de 0,72 em 2023 para 0,75 em 2024 sugerem que a crise demográfica no país pode ter dado uma guinada.

No Japão, os dados mais recentes mostram que o valor correspondente ao número médio de bebês que se espera que uma mulher tenha durante sua vida reprodutiva foi de 1,20 em 2023.

Embora Fujinami tenha dito que é muito cedo para fazer qualquer comparação significativa entre os números dos dois países, é importante que ambos melhorem as oportunidades de emprego e eliminem a diferença de gênero para incentivar os jovens a se casarem e terem filhos.

Os especialistas acreditam que a virada positiva da Coreia do Sul foi resultado do apoio do governo em relação ao equilíbrio entre trabalho e família, assistência à infância e moradia, bem como de uma campanha para que as empresas incentivem os funcionários a serem pais.

(Reportagem de Kiyoshi Takenaka)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia SHOWS DE NORAH JONES NO BRASIL CELEBRAM BOA FASE DA CANTORA

SHOWS DE NORAH JONES NO BRASIL CELEBRAM BOA FASE DA CANTORA

Prestes a iniciar sua quinta passagem pelo Brasil, Norah Jones vive um dos momentos mais inspirados de sua carreira. Após conquistar o Grammy de Melhor Álbum Vocal Pop Tradicional com Visions, lançado em março de 2024, a artista reafirma seu espaço como uma das vozes mais singulares e consistentes da música contemporânea.

Norah Jones vive novo auge criativo com “Visions”

Produzido em parceria com Leon Michels, Visions apresenta uma fusão elegante de jazz contemporâneo, soul e baladas suaves, reafirmando o estilo inconfundível de Norah. Entre as faixas mais ouvidas nas plataformas de streaming estão “Running”, “Staring at the Wall” e “Paradise”, que estarão no repertório da turnê.

Além do novo álbum, Norah Jones também se destacou recentemente com seu podcast Playing Along, onde conversa com músicos sobre criação artística. O projeto vem ampliando sua base de fãs e aproximando a artista de um público mais jovem, sem perder a essência que marcou sua trajetória desde o sucesso de Come Away With Me (2002).

A herança musical familiar

Filha do lendário músico indiano Ravi Shankar, Norah carrega uma herança musical diversa e profundamente enraizada em tradições do mundo todo. Embora tenha seguido um caminho distinto ao do pai, seu domínio do piano, sua habilidade como compositora e sua busca por autenticidade refletem uma sensibilidade herdada e cultivada ao longo da vida.

A relação de Norah Jones com o Brasil

A conexão da artista com o Brasil vai além da música. Sua mãe, a produtora e dançarina Sue Jones, morou no Rio de Janeiro durante os anos 1960, período em que teve contato próximo com a cena artística brasileira e desenvolveu um forte apreço pela cultura local — algo que Norah cresceu ouvindo em casa e que influencia sua visão musical até hoje. Essa forte relação emocional tem sido parte da experiência da artista com o público local.

“Sinto que o público brasileiro escuta com o coração”, disse Norah em recente entrevista. “Sempre me emocionei aqui.”

Um novo reencontro com os fãs brasileiros

Norah retorna ao país com apresentações marcadas em São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba, celebrando não apenas seu novo trabalho, mas também o reencontro com um público que a acompanha desde os tempos de Come Away With Me, seu icônico álbum de estreia de 2002.

Datas e Locais:

1 D
  1. Home
  2. noticias
  3. numero de nascimentos no …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.