O 250º aniversário de Beethoven
O mestre compositor nasceu há 250 anos e revolucionou a música. A Nona Sinfonia é considerada sua obra-prima
Publicada em
Veja também: 250 anos de Beethoven: Conheça um pouco mais sobre artista
Transcrito:
O mundo está celebrando Beethoven.
Local: Berlim, Alemanha
O mestre compositor nasceu há 250 anos e revolucionou a música. A Nona Sinfonia é considerada sua obra-prima. Ela foi a última das sinfonias de Beethoven, e foi completada três anos antes de sua morte. A Nona Sinfonia ainda comove pessoas mundo afora.
Joséphine Nsimba (Orquestra Sinfônica Kimbanguista, Kinshasa): “Vejo Beethoven como um homem com sentimento, com alegria. E ele era louco por música, muito louco. Quando você ouve sua música, ou a toca, você sente vibrações em todo o seu corpo, no fundo do seu coração. Você sente alegria e um vínculo com Beethoven”.
A influência do compositor é enorme. Como soaria o mundo hoje, sem sua obra?
Alguns roqueiros acham que Beethoven teria uma guitarra pendurada no pescoço se vivesse hoje, e que tocaria riffs cativantes como sua Quinta Sinfonia. Riffs como “Rock you like a hurricane” da banda alemã Scorpions ou “Locomotive breath”, da banda inglesa Jethro Tull.
Ian Anderson (Líder da banda Jethro Tull): “Uma ideia que se repete muitas vezes, como um tema repetitivo, que depois tende a ser abreviado para um riff. Beethoven desenvolve essa ideia com ‘da-da-da-damm’”.
As comemorações devem continuar no próximo ano em Bonn, sua cidade natal, pois muitos eventos foram cancelados por causa da pandemia. Ou seja, o 251º aniversário de Beethoven será estrondoso.
Escrito por DW
SALA DE BATE PAPO