Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

O Artista da Semana é a banda Toto!

Conheça algumas curiosidades sobre o grupo americano

Placeholder - loading - Imagem da noticia "O Artista da Semana é a banda Toto!"
Ver comentários

Publicada em  

A banda Toto foi formada em 1978, em Los Angeles, pelos amigos de faculdade David Paich, Steve Lukather, Bobby Kimball, Steve Porcaro, David Hungate e Jeff Porcaro. Após um afastamento de dois anos, a banda retornou aos palcos em 2010, completando quase 40 anos de estrada.

O nome do grupo surgiu durante uma conversa informal. "Quando estávamos pensando num nome para a banda, dissemos: precisamos de algo como Toto: bem simples, fácil de lembrar e facilmente identificável em qualquer língua. Se você ouvir uma vez, vai se lembrar pra sempre.", revelou um dos integrantes.

O processo de escolha do nome da banda ganhou dois mitos entre os fãs. Um deles diz que Jeff Porcaro escreveu “Toto” em uma das fitas que continha as canções, apenas para distingui-las de outras. Já o segundo mito foi espalhado pelo baixista David Hungate: ele brinca dizendo que o nome da banda é associado ao nome real de Bobby Kimball, que é Toteaux.

O primeiro disco de estúdio foi lançado por eles em 1978 e misturava o rock com a própria essência do grupo. O trabalho alcançou um grande número de vendas, chegando ao top 10 das paradas de álbuns com mais de dois milhões de unidades vendidas.

A década de 80 foi de sucesso para a banda americana, que marcou época com a canção “Rosanna”. A música foi lançada no álbum “Toto IV” e fala sobre a, então, namorada de Steve Lukather, a atriz Rosanna Arquette.

O single conquistou prêmios no Grammy de 1982, vencendo as categorias de Melhor Canção do Ano, Melhor Performance Vocal e Melhor Arranjo Instrumental. “Toto IV” também foi premiado como Álbum do Ano, Melhor Produção e Melhor Gravação.

Em todos esses anos de carreira, o grupo gravou apenas dois álbuns ao vivo: "Absolutly Toto Live" e "Livefields.

A canção da banda Toto escolhida pela programação da Antena 1 como destaque da semana foi Africa. Confira a seguir um pouco mais sobre a história do hit de sucesso:

“Africa”

Muito tocada aqui na Antena 1, “Africa” é uma das mais famosas canções da banda Toto e tornou os músicos famosos mundialmente. O single foi lançado em setembro de 1982 como faixa do quarto álbum de estúdio do grupo, nomeado “Toto IV”.

A música foi escrita pelo tecladista e vocalista da banda, David Paich, em parceria com o baterista Jeff Porcaro - que explicou a ideia da canção: "... um menino branco está tentando escrever uma canção sobre a África. Mas como nunca esteve lá, ele só pode dizer o que viu na TV ou sobre o que se lembra do passado".

A ideia inicial, contudo, veio de David. "No início dos anos 80, eu assisti a um documentário tarde da noite na TV sobre toda a terrível morte e sofrimento das pessoas na África. Ele me mudou tanto. As imagens simplesmente não deixavam a minha cabeça... Tentei imaginar como me sentiria se eu estivesse lá e o que eu faria", explicou o cantor.

Com pouco tempo de lançamento, “Africa” já estava em primeiro lugar no ranking da Billboard Hot 100 e em terceiro na parada britânica – UK Singles Chart.

A canção é relembrada e tocada no mundo inteiro até os dias de hoje. Em 2012, apareceu em 32º lugar na lista "50 Most Explosive Choruses" - feita pela revista de música NME. Já em 2013, retornou às paradas, alcançando o quinto lugar no ranking de singles da Nova Zelândia.

Em 2014, o hit estrelou um comercial da Foster Farms e foi destaque em um dos episódios da décima temporada de Family Guy.

Relembre a música “Africa”, da banda Toto:

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia LADY GAGA: DE COACHELLA À COPACABANA

LADY GAGA: DE COACHELLA À COPACABANA

Lady Gaga fez história no Coachella 2025 com um espetáculo que mais parecia uma ópera pop moderna: teatral, dividido em cinco atos e com estética gótica. A apresentação do último dia 11 de abril foi marcada pela estreia ao vivo de músicas do álbum Mayhem, além de clássicos como “Poker Face”, “Born This Way” e “Bad Romance”.

Mas se o tempo de palco no festival americano foi limitado a 90 minutos, os fãs brasileiros podem se preparar para um programa bem mais amplo no show gratuito em Copacabana, neste sábado (4 de maio). A expectativa é de que a performance de Lady Gaga no Rio de Janeiro dure até 2h30, com inclusão de músicas que ficaram de fora do set original, como sucessos de Chromatica, Artpop e Joanne.

Como foi o show no Coachella

Com coreografia de Parris Goebel e direção artística repleta de simbolismos visuais, Gaga apresentou um roteiro em cinco blocos distintos, alternando momentos de tensão, euforia, introspecção e catarse.

Uma experiência em cinco atos

Confira a setlist completa do Coachella, com a origem de cada música:

Ato I – Of Velvet and Vice

Ato II – And She Fell Into a Gothic Dream

Ato III – The Beautiful Nightmare That Knows Her Name

Ato IV – To Wake Her Is to Lose Her

Finale – Eternal Aria of the Monster Heart

Essa estrutura foi mantida em ambas as apresentações no festival, com pequenas variações em elementos visuais e interações com o público. Por exemplo, na primeira apresentação, Gesaffelstein, produtor e DJ francês conhecido por sua estética sombria e minimalista no techno e electro, participou ao vivo da performance de “Killah”. A música faz parte do novo álbum da cantora, Mayhem, e é uma colaboração entre os dois artistas.

Elementos Teatrais e Visuais

A ópera pop tem direção criativa de Parris Goebel, conhecida por seu trabalho com artistas como Rihanna e Doja Cat, e incorporou elementos teatrais, como mudanças de figurino dramáticas, cenários góticos e coreografias elaboradas, criando uma experiência imersiva para o público.

Destaques visuais incluíram uma batalha de xadrez encenada durante "Poker Face", onde os dançarinos representavam peças do jogo, e a transformação do palco em um cenário verdejante durante "Garden of Eden", com Gaga tocando guitarra.

O que esperar do show no Rio de Janeiro?

Para a apresentação gratuita na praia de Copacabana, Lady Gaga deve manter o núcleo teatral de Mayhem, mas há grande expectativa por um show mais longo e afetivo. Com liberdade de tempo e público local engajado, faixas como:

52 min
  1. Home
  2. noticias
  3. o artista da semana a banda …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.