O luxo de Tiffany & Co. é celebrado em exposição em Londres
“Vision & Virtuosity” acontece na Galeria Saatchi
Publicada em
Os quase dois séculos da joalheria Tiffany & Co. são celebrados na exposição “Vision & Virtuosity”, na Galeria Saatchi , em Londres - capital britânica na qual a loja tem 150 anos de atuação. A exibição com sete ambientes que contam com 400 peças - de designers como Jean Schlumberger, Elsa Peretti e Paloma Picasso - evidenciam a influência da etiqueta na moda.
A joalheria fundada na Nova York de 1837 ficou mundialmente conhecida quando Audrey Hepburn protagonizou o longa “Breakfast at Tiffany's” (Bonequinha de Luxo), de 1961. Nele, a famosa cena da atriz trajada com o icônico “little black dress” enquanto admira a vitrine da loja matriz, na Quinta Avenida, marcou o glamour da Tiffany & Co. na história.
Na “Vision & Virtuosity”, os visitantes passam por uma reprodução da famosa fachada da loja, mas o destaque da mostra é o famigerado Diamante Tiffany, um diamante amarelo de 128,5 quilates (287 quando foi descoberto em uma mina na África do Sul).
O fundador da joalheria, Charles Lewis Tiffany, optou por adquirir e guardar a pedra para sempre, como patrimônio da Tiffany & Co. “Dos 30% de diamantes que servem para compor jóias, não mais do que 0,9% tem o colorido do Tiffany”, declarou Paulo Simon, consultor e técnico em gemologia pela Associação Brasileira de Gemas e Metais.
O diamante é tão especial e exclusivo que só foi usado por quatro pessoas, em quatro ocasiões. Por Audrey Hepburn em fotos de publicidade; pela socialite Mary Whitehouse em um baile patrocinado pela marca; por Lady Gaga no Oscar de 2019 e pela cantora Beyoncé em uma propaganda da marca.
A atriz Gal Gadot usou uma réplica da pedra preciosa em cartazes do filme “Morte no Nilo”, lançado em 2022.
Mas, você também pode “vestir” o Diamante, uma vez que quem anda pela exposição é convidado a experimentar virtualmente um colar com a jóia. Além disso, a “sala dos diamantes” guarda o “Império”, gema oval de 80 quilates apresentada pela Tiffany em um colar de platina com 578 diamantes - sob o preço de 20 milhões de dólares.
Além disso, o icônico anel de 1886, com a pedra que leva o nome da joalheria, também está exposto na galeria. Exemplares da coleção de 1889 de broches em forma de orquídea também fazem parte da “Vision & Virtuosity” - para desenhar as peças em esmalte e emolduradas por diamantes e rubis, o joalheiro Paulding Farnham pediu para importar espécies da flor olho-de-tigre da América do Sul.
SERVIÇO
A exposição ocorrerá na Saatchi Gallery, localizada na sede do Duke of York na King’s Road, próximo à Sloane Square em Londres e estará aberta ao público de 10 de junho, sexta-feira, até 19 de agosto de 2022, sexta-feira - a visita dura aproximadamente 90 minutos.
Os ingressos gratuitos estarão disponíveis a partir de 2 de maio às 12h do horário de Brasília (16h do horário de Londres). Para reservar ingressos, baixe o aplicativo da exposição da Tiffany & Co. disponível na loja de aplicativos para iOS e no Google Play.
Além disso, a exposição “Vision & Virtuosity” será levada para Nova York ainda este ano.
Veja também:
BET Awards 2022: conheça os vencedores da premiação
Jack Johnson anuncia turnê 2022 na Austrália e Nova Zelândia
SALA DE BATE PAPO