Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

O prato demorou demais para chegar? Você tem a opção de não pagar

Você tem todo o direito de ir embora se o seu pedido demorar demais para chegar.

Placeholder - loading - Imagem da noticia "O prato demorou demais para chegar? Você tem a opção de não pagar"
Ver comentários

Publicada em  

Fica bravo quando está com fome e o prato demora para chegar no restaurante? Saiba que tem todo o direito de ir embora se o seu pedido demorar demais para chegar.

Você só é responsável por pagar o que consumiu. Se o prato ainda não veio, mesmo depois de questionar o garçom, você pode ir embora sem pagar, segundo o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec).

Se a preparação de um prato específico for mais lenta, o atendente precisa avisar antes. Só vá embora sem pagar se o prato demorar mais do que o prometido e se optar por não consumi-lo. “Explique com calma, sem brigar, que você foi mal informado sobre o tempo de espera e que a prestação do serviço não foi cumprida, por isso está indo embora”, orienta o advogado do Idec Igor Marchetti.

Essa é mais uma das várias práticas abusivas frequentes em restaurantes. Os estabelecimentos não podem, por exemplo, se negar a dividir um prato entre duas pessoas, nem cobrar taxa por desperdício. “Nesse caso, o restaurante pode adotar alguma política de incentivo para quem não desperdiçar, mas não cobrar por algo que o consumidor já pagou”, explica Marchetti.

Se a comida vier com cabelo, bicho, sabor ou cheiro estranho, o consumidor pode exigir um novo prato ou se recusar a pagar, não importa a quantidade já consumida. Nesse caso, é importante formalizar a denúncia no órgão de vigilância sanitária do município.

Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!

Escrito por Redação

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia FILME DE ANIMAÇÃO “A DESCONHECIDA” ACERTA PARCERIA COM EUROPA FILMES

FILME DE ANIMAÇÃO “A DESCONHECIDA” ACERTA PARCERIA COM EUROPA FILMES

O filme de animação “A Desconhecida” tem novidades: a SBS Studios acaba de firmar parceria com a Europa Filmes, que será responsável pela distribuição no Brasil e na América Latina, e também inicia um processo de tokenização para viabilizar parte de seu financiamento de forma descentralizada. Com estreia prevista para 2027, a produção ítalo-brasileira aposta em tecnologia de ponta, trilha sonora internacional e uma narrativa que entrelaça ficção científica, cultura indígena e história contemporânea.

Para falar sobre os bastidores do projeto, o diretor Cristiano Stern (na foto acima) — criador do universo transmídia Die Gotica — conversou com exclusividade com a reportagem do site da Rádio Antena 1.

“Não é só um filme. É uma experiência narrativa que atravessa mídias, épocas e culturas”, define.

“A ideia surgiu há muitos anos, quando comecei a escrever o Die Gotica Universe. Sempre me interessei por histórias que cruzam fronteiras temporais e culturais. ‘A Desconhecida’ nasceu como um conto, depois virou romance, e agora ganha forma em uma animação 3D”, explica.

Protagonistas improváveis, enredos paralelos

A trama acompanha duas jovens de mundos distintos: uma guerreira indígena Mbya no Brasil colonial e a filha de um cientista nazista na Berlim da Segunda Guerra. Seus destinos se entrelaçam quando uma força misteriosa as conecta por meio do tempo e da memória.

29 min
  1. Home
  2. noticias
  3. o prato demorou demais para …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.