O primeiro passaporte digital do globo; Conheça
Projeto piloto vai contemplar o Canadá e os Países Baixos
Publicada em
De acordo com o portal canadense, Daily Hive, um novo projeto piloto entre Canadá e Países Baixos está introduzindo um caminho para que viajantes dessas nacionalidades cruzem tais fronteiras sem precisarem de um documento físico.
O teste, que ocorre em 2019, autoriza passageiros à irem aos dois países usando apenas informações digitais e biométricas. Organizações como, os aeroportos de Toronto, Toronto Pearson Airport; Montreal, Montréal-Trudeau International Airport; e Amsterdã, Amsterdam Airport Schiphol; além das companhias áreas, Air Canada, KLM Royal Dutch Airlines, vão colocar a experiência em prática.
Produzido pelo Forum Econômico Mundial, o ‘Known Traveller Digital Identity’ armazena e criptografa as informações de viagens no dispositivo móvel do turista. As pessoas poderão compartilhar os dados com autoridades e com a companhia antes da viagem.
Por meio da tecnologia de biometria, como impressão digital e reconhecimento facial, o viajante vai passar por uma verificação durante toda a jornada, sem precisar usar o passaporte.
A iniciativa visa oferecer uma experiência confortável, bem como, acelerar o fluxo de passageiros e reduzir o risco de fraude de identidade.
Segundo Christoph Wolff, chefe de mobilidade do Fórum Econômico Mundial, a quantidade de indivíduos que percorre trechos aéreos internacionais vai crescer, e com o sistema de hoje os aeroportos não devem conseguir acompanhar tamanho aumento, por isso, o projeto traz a solução, através da utilização da identidade digital e outras tecnologias do tipo KTDI.
Após teste de 2019, a expectativa é que a primeira jornada, incluindo todos os estágios do processo, sem o uso documento físico, ocorra no início de 2020.
SALA DE BATE PAPO