Obesidade pode aumentar as chances de contrair leucemia, aponta estudo
Segundo estudo americano publicado em periódico científico, há possibilidade do sobrepeso, causar prejuízos ao sistema do sangue, e até ocasionar leucemia
Publicada em
Segundo estudo americano, a obesidade pode prejudicar sistema sanguíneo e levar à leucemia. O sobrepeso deixa o corpo mais vulnerável, aumentando, assim, as chances do surgimento desse tipo de câncer.
Pesquisa, que foi divulgada , recentemente no Journal of Experimental Medicine, realizou testes com camundongos. Cientistas evidenciaram que, a longo prazo, essa condição pode atingir a “diversidade saudável” produzida pelas células-tronco hematopoiéticas. Por conta disso, o organismo fica mais suscetível a ser acometido por esse tipo de doença grave.
No experimento foi identificado que o estresse oxidativo associado à obesidade modifica a arquitetura celular das células-tronco hematopoiéticas.
Leucemia
Anemia, fadiga, infecções frequentes, sangramentos nas gengivas e no nariz e manchas roxas na pele são os principais indícios dessa doença maligna.
Segundo o Instituto Nacional de Câncer , em 2016, no Brasil, foram diagnosticados mais de 10 mil novos casos da enfermidade.
Escrito por Redação
SALA DE BATE PAPO