Ocidente é culpado pela turbulência mundial, diz chanceler da Rússia
Publicada em
(Reuters) - As intrigas dos países ocidentais, cujo domínio está diminuindo, são as grandes responsáveis por lançar o mundo em turbulência, disse o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, em uma entrevista publicada nesta quinta-feira.
Lavrov, em uma entrevista de fim de ano divulgada pela agência de notícias oficial Tass, alertou que ninguém no mundo inteiro poderia ter certeza de que escaparia ileso das maquinações ocidentais em 2024.
'As tempestades continuam no mundo e uma das razões é que os círculos governantes do Ocidente provocam crises a milhares de quilômetros de suas fronteiras para resolver seus próprios problemas às custas de outros povos', disse Lavrov, segundo a Tass, em trechos divulgados antes da publicação completa.
'Pode-se dizer que, dadas as condições em que o Ocidente está se agarrando à dominação que lhe escapa, ninguém pode ser protegido contra suas intrigas geopolíticas. Há uma compreensão crescente disso.'
Moscou passou a culpar o Ocidente por grande parte da turbulência e do conflito em regiões amplamente separadas.
A Rússia descreve sua guerra na Ucrânia como uma luta existencial contra o 'Ocidente coletivo', decidido a expandir o alcance da Otan e infligir uma 'derrota estratégica' a Moscou.
Também diz que a eclosão do conflito no Oriente Médio é resultado dos fracassos de longa data da política externa dos Estados Unidos e pediu o estabelecimento de um Estado palestino.
Em seus comentários à Tass, Lavrov pediu a redução da escalada do conflito no Oriente Médio, denunciando como 'inaceitáveis' os atos de terror e a 'punição coletiva'.
(Reportagem da Reuters)
Escrito por Reuters
SALA DE BATE PAPO