Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Oleoduto Trans Niger da Nigéria é fechado após explosão, diz polícia

Placeholder - loading - Unidade de Hidrocraqueamento Leve na Refinaria de Petróleo Dangote em Lagos, na Nigéria 20/07/2024 REUTERS/Marvellous Durowaiye
Unidade de Hidrocraqueamento Leve na Refinaria de Petróleo Dangote em Lagos, na Nigéria 20/07/2024 REUTERS/Marvellous Durowaiye
Ver comentários

Publicada em  

Por Tife Owolabi e Isaac Anyaogu

YENAGOA, NIGÉRIA (Reuters) - O oleoduto Trans Niger da Nigéria, uma importante artéria petrolífera que transporta óleo bruto de campos terrestres para o terminal de exportação de Bonny, foi fechado após uma explosão causar um incêndio, informou a polícia nesta terça-feira.

O consórcio petrolífero nigeriano Renaissance Group, que agora é dono da antiga subsidiária terrestre da Shell responsável pela operação do oleoduto, confirmou anteriormente a explosão no estado costeiro de Rivers, enviando uma equipe para investigação.

O Oleoduto Trans Niger (TNP), com capacidade de cerca de 450.000 barris por dia, é um dos dois condutos que exportam petróleo bruto Bonny Light da Nigéria, o maior produtor da commodity na África.

A polícia estadual de Rivers disse em comunicado que a situação estava sob controle e que havia iniciado investigações para determinar a causa da explosão na noite de segunda-feira.

'Em conexão com isso, dois indivíduos foram levados para interrogatório como parte dos esforços para descobrir qualquer possível ato de sabotagem', disse a polícia.

Não ficou imediatamente claro por quanto tempo o TNP ficaria fechado. Uma interrupção prolongada poderia, no entanto, forçar os operadores a declarar força maior nas exportações de Bonny Light.

Sabotagem de oleodutos e roubo de petróleo bruto são alguns dos principais motivos que forçaram grandes petrolíferas como Shell, Exxon Mobil, Total e Eni a vender seus campos terrestres e de águas rasas na Nigéria, para se concentrarem em operações em águas profundas.

O Renaissance Group -- que inclui as empresas nigerianas de exploração e produção Aradel Energy, First E & P, Waltersmith e ND Western, juntamente com o grupo internacional de energia Petroline -- concluiu a aquisição dos antigos ativos onshore da Shell na semana passada.

(Reportagem de Tife Owolabi em Yenagoa e Isaac Anyaogu em Lagos; texto de Elisha Bala-Gbogbo)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. oleoduto trans niger da …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.