Olivia Newton-John completaria 74 anos
Relembre a história da estrela que marcou a indústria cinematográfica
Publicada em
Hoje, 26 de setembro, uma das figuras mais queridas e ovacionadas do cinema, Olivia Newton-John, estaria fazendo aniversário. A cantora, compositora e atriz britânica faleceu no dia 8 de agosto de 2022, aos 73 anos de idade.
Além de ser conhecidíssima por ser a protagonista Sandy Olsson de “Grease” (1978), a artista conquistou ao longo dos anos diversos reconhecimentos, não só no mundo do cinema, como também no mundo da música.
Ao longo da carreira, Olivia Newton John teve 5 músicas no topo da Billboard, 15 no top 10 entre 1974 e 1984 e dois álbuns entre os mais ouvidos da Hot 200: “If You Love Me Let Me Know”, de 1974 e “Have You Never Been Mellow”, de 1975.
Nascida no Reino Unido no dia 26 de setembro de 1948, Olivia começou a se interessar pelas artes muito cedo, e assim deu seus primeiros passos na atuação e canto quando se mudou para a Austrália.
Vinda de uma família acadêmica, filha de professores e neta de Max Born, físico ganhador do Nobel, Olivia se mudou logo na infância. A família saiu de Cambridge, Inglaterra, para Melbourne, na Austrália.
Morando nas terras de Down Under, Olivia deu seus primeiros passos na arte participando do programa “Sing, Sing, Sing”. Ainda jovem, a cantora ganhou o concurso de talentos. Seguindo na música, aos 15 anos montou uma banda só de mulheres, a “Sol 4”.
Aos 18 anos de idade, em 1966, Olivia Newton-John grava seu primeiro single. Com a Decca Records a jovem gravou um cover de Jackie DeShannon. Em 1971 canta Bob Dylan para um segundo single.
Seu primeiro disco nos Estados Unidos, “Let Me Be There”, saiu em 1973 e fez um enorme sucesso de público e críticas. Olivia já havia lançado dois outros discos, “Olivia” e “If Not for You”, mas eles não chegaram a terras americanas. Sua estréia na terra de tio Sam lhe rendeu um Grammy Awards de Melhor Vocalista de Country.
Em toda sua carreira Newton-John vendeu mais de 100 milhões de discos e ganhou 4 Grammys. Além de outros prêmios relacionados ao Country Music Awards, American Music Awards, People 's Choice Awards.
Em sua carreira, Olivia teve ao todo 10 músicas que atingiram o topo das paradas. Inclusive, a Billboard listou recentemente as 10 músicas mais ouvidas nos Estados Unidos desde o falecimento até 14 de agosto. Nesse período, o catálogo de músicas de Olivia teve um aumento de 615%. Nos streamings dos Estados Unidos a demanda foi de 1.4 milhões para 10.2 milhões
Relembre os sucessos:
“You’re the One That I Want” - com John Travolta, 2.4 milhões
“Hopelessly Devoted to You” - 2.2 milhões
“Summer Nights” - com John Travolta, 1.3 milhões
“Physical” - 1.1 milhões
“Magic” - 859 mil
“Xanadu” - com Electric Light Orchestra, 603 mil
“Have You Never Been Mellow” - 499 mil
“A Little More Love” - 452 mil
“We Go Together” - com John Travolta, 409 mil
“Twist of Fate” - 387 mil
Vale destacar o single que está em 4º lugar, “Physical”, o qual liderou durante 10 semanas e, em 2015, foi eleita pela Billboard a 8ª música da lista de 100 maiores músicas de todos os tempos. A mesma publicação elegeu Olivia 20ª dos 100 melhores artistas de todos os tempos e a 7ª na lista de melhores artistas femininas de todos os tempos.
Seu lado de atriz é tão forte quanto o de cantora. Em 1978 estrelou o musical “Grease” - que se tornou o filme musical de maior sucesso da história - ao lado de John Travolta. Com seu grande papel de Sandy, Olivia ganhou o Globo de Ouro de Melhor performance por uma atriz em um filme de comédia musical.
Relembre alguns filmes em que a atriz trabalhou:
Grease - Nos Tempos da Brilhantina
Grease explodiu tanto no Brasil como no mundo e narra a história no verão da Califórnia em 1959. Olivia interpretou a protagonista Sandy e o ao lado de John Travolta que viveu Danny. No longa eles se apaixonam e aproveitam um verão inesquecível na praia.
Nos Estados Unidos e globalmente, na época de lançamento, se tornou o musical de maior bilheteria de todos os tempos, alcançando o recorde de 13 anos de The Sound of Music, com um faturamento mundial de US$ 341 milhões.
Xanadu
Nessa produção, Olivia deu vida a Kira, deusa grega da dança. Sua história começa quando ela vem à Terra ajudar o artista Sonny Malone a realizar seu grande sonho de abrir uma inovadora casa noturna.
Em seu primeiro final de semana de lançamento, chegou a arrecadar $1,4 milhão em cerca de 249 cinemas. Foi estimado na época que o total da bilheteria em território norte-americano, tenha sido de $22,7 milhões. Fora dos Estados Unidos, a obra teve resultados ainda melhores, em países como, Austrália, Japão, Alemanha e Brasil
Olivia Newton-John: Hopelessly Devoted to You
“Olivia Newton-John: Hopelessly Devoted to You” não é necessariamente um filme estrelado por Olivia. No entanto, a produção conta a história da artista em uma minissérie. O lançamento aconteceu em 13 de maio de 2018 e foi concluído em 20 de maio de 2018 na Seven Network.
Assim que chegou ao público se tornou um grande sucesso e em todos os aspectos impressionou a crítica como os fãs da artista. No elenco fizeram parte grandes atores, como Delta Goodrem, Kate Jenkinson, Paul David-Goddard, Diana Glenn e Robyn Malcolm.
Veja também:
RIHANNA X SUPER BOWL 2023: CANTORA SERÁ A ATRAÇÃO PRINCIPAL DO SHOW
SALA DE BATE PAPO