OMS descreve surto de coronavírus como pandemia
Publicada em
GENEBRA (Reuters) - A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera o surto do novo coronavírus como uma pandemia, disse o diretor-geral da entidade, Tedros Adhanom Ghebreyesus, nesta quarta-feira.
'Estamos profundamente preocupados tanto com os níveis alarmantes de disseminação e gravidade quanto com os níveis alarmantes de inação. Fizemos, portanto, a avaliação de que o Covid-19 pode ser caracterizado como uma pandemia', disse Tedros em coletiva de imprensa.
O coronavírus, que surgiu na China em dezembro, está se espalhando pelo mundo e parando indústrias, cancelando voos, fechando escolas e forçando o adiamento de eventos esportivos e espetáculos.
A OMS declarou uma emergência de saúde pública de interesse internacional, seu 'nível de alarme mais alto', em 30 de janeiro, quando havia menos de 100 casos de Covid-19 fora da China e oito casos de transmissão da doença de pessoa para pessoa.
Agora há mais de 118 mil casos em 114 países e 4.291 pessoas já morreram, disse Tedros -- e a crença é que os números aumentarão.
A OMS não tem mais uma categoria para declarar uma pandemia, exceto para a gripe.
Autoridades da OMS vêm assinalando há semanas que podem usar a palavra 'pandemia' como um termo descritivo, mas enfatizaram que ela não comporta significado legal. O novo coronavírus não é uma gripe.
Conforme seu sistema anterior, a agência sediada em Genebra declarou o surto de gripe suína H1N1 de 2009 como uma pandemia. Ele acabou sendo brando e provocou algumas críticas depois que empresas farmacêuticas aceleraram o desenvolvimento de vacinas e remédios.
(Por Emma Farge e Michael Shields)
Escrito por Reuters