OMS espera ter 500 milhões de doses de vacina por esquema Covax no 1º tri de 2021
Publicada em
GENEBRA (Reuters) - A Organização Mundial da Saúde espera ter meio bilhão de doses de vacinas contra Covid-19 disponíveis para distribuição pela iniciativa global Covax no primeiro trimestre de 2021, afirmou sua cientista-chefe nesta sexta-feira.
Até o momento, 189 países aderiram ao programa Covax, que é apoiado pela OMS e visa garantir a distribuição equitativa das vacinas. Os Estados Unidos não estão entre eles, tendo fechado acordos bilaterais.
O plano inicial da Covax é vacinar 20% das populações de maior risco, incluindo profissionais de saúde e pessoas com mais de 65 anos.
'A meta é obter pelo menos 2 bilhões de doses até o final de 2021, o que será suficiente para vacinar 20% das populações dos países que fazem parte da Covax”, disse a cientista-chefe Soumya Swaminathan em entrevista coletiva em Genebra.
Isso seria suficiente para 'pôr fim à fase aguda da pandemia', reduzindo a mortalidade e o impacto nos sistemas de saúde, segundo ela.
“Nossa meta, nossa esperança é que no primeiro trimestre de 2021 tenhamos cerca de meio bilhão de doses disponíveis para serem distribuídas entre os países, de forma justa”, disse Swaminathan.
'Assim, os países podem começar a esperar doses no final do primeiro trimestre de 2021. Alguns países podem começar mais cedo, é provável, possível, que possamos ter algum aprendizado entrando mais cedo em alguns países', declarou ela, sem entrar em detalhes.
A Covax é co-liderada pela aliança de vacinas Gavi, a OMS e a Coalizão para Inovações em Preparação para Epidemias (Cepi).
(Reportagem de Stephanie Nebehay em Genebra e Michael Shields em Zurique)
Escrito por Reuters
SALA DE BATE PAPO