Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

OMS inicia reformulação em resposta aos cortes dos EUA, mostra documento

Placeholder - loading - Sede da OMS em Genebra  28/1/2025   REUTERS/Denis Balibouse
Sede da OMS em Genebra 28/1/2025 REUTERS/Denis Balibouse
Ver comentários

Publicada em  

Por Emma Farge

GENEBRA (Reuters) - A Organização Mundial da Saúde (OMS) começou a definir prioridades e anunciou um limite de um ano para os contratos de pessoal, segundo um memorando interno divulgado na terça-feira, com o objetivo de garantir sua sobrevivência após a saída dos Estados Unidos em janeiro.

O memorando, datado de 10 de março e assinado pelo diretor-geral adjunto da OMS, Raul Thomas, definiu outras medidas de corte de custos -- a mais recente de uma série de ações desse tipo desde o anúncio da retirada do presidente dos EUA, Donald Trump.

Washington, que foi fundamental para ajudar a criar a agência após a Segunda Guerra Mundial e tem sido um de seus membros mais ativos, é de longe o maior patrocinador financeiro da agência de saúde da ONU, contribuindo com cerca de 18% de seu financiamento geral.

Autoridades graduadas da OMS iniciaram um trabalho de 'priorização' nas últimas três semanas para tornar a agência global de saúde sustentável, diz o documento.

'Embora operando em um ambiente extremamente fluido, a alta administração da OMS está trabalhando para navegar por essas marés inconstantes, realizando um processo de priorização', diz o memorando.

'O trabalho deles garantirá que todos os recursos sejam direcionados para as prioridades mais urgentes, preservando a capacidade da OMS de causar um impacto duradouro', afirma o documento.

Acrescentou que a equipe está trabalhando para garantir financiamento adicional de países, doadores privados e filantropos, sem informar se esses esforços foram bem-sucedidos.

A OMS não chegou a anunciar cortes imediatos de pessoal, mas disse que 'dada a magnitude dos desafios que enfrentamos, algumas decisões difíceis são inevitáveis'.

A porta-voz da OMS Margaret Harris disse em uma coletiva de imprensa que, mesmo antes dos cortes de verbas dos EUA, a agência estava passando por uma transformação para transferir recursos de sua sede em Genebra para os países beneficiários.

'Portanto, o que realmente está acontecendo é uma grande transferência de financiamento, pessoal e compromisso em nível nacional para fora da sede', disse ela. 'Tem sido um processo lento e, com certeza, os ventos frios da racionalização econômica estão acelerando esse processo.'

Documentos da OMS mostram que a agência da ONU tem mais de um quarto de seus 9.473 funcionários baseados em sua sede em Genebra, na Suíça, que é uma das cidades mais caras do mundo.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia ROD STEWART E RONNIE WOOD VOLTAM A TOCAR JUNTOS NO GLASTONBURY 2025

ROD STEWART E RONNIE WOOD VOLTAM A TOCAR JUNTOS NO GLASTONBURY 2025

Após ser homenageado na última edição do American Music Awards, Rod Stewart acaba de anunciar uma surpresa que promete emocionar os fãs de rock clássico: seu aguardado show no Festival de Glastonbury 2025 contará com a participação especial de Ronnie Wood, guitarrista dos Rolling Stones e ex-companheiro de banda no Faces.

A apresentação acontece no tradicional "Legends Slot", no domingo, 29 de junho, no palco principal de Glastonbury, e marcará o reencontro musical entre dois ícones do rock britânico.

A volta dos velhos tempos: Faces no coração do repertório

Em recente entrevista ao podcast britânico That Peter Crouch Podcast, Stewart revelou que mantém contato frequente com Ronnie Wood, com quem compartilhou o palco no final dos anos 1960 e início dos anos 1970, na banda de blues rock Faces, que também contava com o baterista Kenney Jones.

“Ainda converso com Ronnie o tempo todo. É um dos meus grandes amigos, e voltar a tocar com ele em Glastonbury será como reviver os velhos tempos”, disse o cantor.

Com essa declaração, os fãs podem esperar por clássicos como “Stay With Me” e “Ooh La La” na setlist — músicas marcadas pela parceria entre Stewart e Wood no auge da banda.

Rod Stewart no Glastonbury: show mais esperado da edição 2025

Aos 80 anos, Rod Stewart fará sua estreia no slot de lendas de Glastonbury, e se junta à lista de artistas consagrados que já passaram por esse horário, como Diana Ross, Paul Simon e Kylie Minogue.

O reencontro com Ronnie Wood torna essa performance ainda mais emblemática, colocando Glastonbury 2025 no radar de todos os amantes do rock. O festival acontece entre os dias 25 e 29 de junho, em Worthy Farm, Somerset, no Reino Unido.

Homenagem emocionante no American Music Awards 2025

Antes de seu retorno triunfal ao Glastonbury, Rod Stewart foi homenageado com o Lifetime Achievement Award no American Music Awards 2025, realizado em 26 de maio no Fontainebleau Las Vegas. A cerimônia foi marcada por um momento comovente quando cinco de seus filhos — Kimberly, Sean, Ruby, Renee e Liam — subiram ao palco (na foto acima) para entregar o prêmio ao pai, surpreendendo-o e emocionando o público presente.

2 H
  1. Home
  2. noticias
  3. oms inicia reformulacao em …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.