Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

OMS vai convocar comitê de emergência para avaliar risco internacional de surto de Mpox

Placeholder - loading - Zawadi Bwira Bakulu, 35, mostra as marcas na pele do filho, Christevie Lukeka, que se recuperou da varíola no território de Nyiragongo perto de Goma, província de Kivu do Norte, República Democrática
Zawadi Bwira Bakulu, 35, mostra as marcas na pele do filho, Christevie Lukeka, que se recuperou da varíola no território de Nyiragongo perto de Goma, província de Kivu do Norte, República Democrática

Publicada em  

Por Bhanvi Satija e Unnamalai L

(Reuters) - O chefe da Organização Mundial da Saúde (OMS) disse nesta quarta-feira que será convocado um comitê de emergência para discutir se o atual surto de Mpox na República Democrática do Congo representa uma emergência de saúde pública de interesse internacional.

O atual surto de Mpox no Congo já registrou cerca de 27.000 casos e ceifou mais de 1.100 vidas, a maioria delas crianças, desde o início de 2023.

Segundo a OMS, mais 50 casos de Mpox foram confirmados e outros foram considerados suspeitos em quatro países -- Burundi, Quênia, Ruanda e Uganda ---, onde não haviam sido relatados casos anteriormente.

O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, afirmou que decidiu convocar um comitê de emergência em função da disseminação da Mpox nos países vizinhos e da possibilidade de uma futura disseminação internacional dentro e fora da África.

Um comitê de emergência é formado por especialistas internacionais que fornecem consultoria técnica e recomendações ao chefe da OMS para avaliar se um surto de doença configura 'emergência de saúde pública de interesse internacional', nível mais alto de alerta da agência. A decisão final é tomada pelo diretor-geral.

Afiliada à ONU, a OMS informou que o comitê de emergência será reunido 'o mais rápido possível', mas não forneceu uma data definitiva para a reunião ou outros detalhes.

'Liberamos 1 milhão de dólares do fundo de contingência da OMS para emergências para apoiar a ampliação da resposta e planejamos liberar mais nos próximos dias', disse Tedros a jornalistas em uma ligação.

Tedros acrescentou que a agência acionou o processo de listagem de uso emergencial das duas vacinas contra a Mpox -- Jynneos, da Bavarian Nordic, e LC16, da KM Biologics -- para ajudar a acelerar o acesso à imunização. As autoridades do Congo aprovaram o uso das duas vacinas em junho.

O surto teve início com a disseminação de uma cepa endêmica, conhecida como Clade I. Mas a nova variante, conhecida como Clade Ib, parece se disseminar mais facilmente por meio do contato próximo de rotina, como parece ser o caso entre as crianças.

A presença da cepa Clade Ib foi confirmada no Quênia, Ruanda e Uganda, disse Tedros e a cepa de Burundi ainda está sendo analisada.

Uma forma diferente e menos grave do vírus -- Clade IIb -- espalhou-se pelo mundo em 2022, principalmente por meio de contato sexual entre homens que fazem sexo com homens, o que levou a OMS a declarar uma emergência de saúde pública. Embora isso tenha terminado, a OMS disse que a doença continua representando uma ameaça à saúde.

(Reportagem de Bhanvi Satija e Unnamalai L em Bengaluru)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. oms vai convocar comite de …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.