Onda de protestos contra Putin superlota cadeias russas
Milhares de manifestantes foram detidos na Rússia nos últimos dias durante protestos contra a prisão de Alexei Navalny, um crítico do presidente Vladimir Putin. Muitos relatam detenção por diversas ho
Publicada em
Transcrito:
Falta espaço na Rússia para tantas detenções, e muitos relatam horas de prisão em vans policiais.
“Eu estou esperando na viatura da polícia há sete horas.”
Há mais detidos por causas dos protestos e prisões em massa de apoiadores do político da oposição Alexei Navalny, mas os manifestantes são persistentes.
“Isso tudo é tão surreal. Não sabemos até onde isso vai nos levar. Mas queremos continuar lutando pelos nossos direitos e liberdade. Claro que também estamos com medo, mas muitas pessoas querem continuar lutando nas ruas pelo seu futuro.”
Parentes preocupados fizeram fila do lado de fora para tentar entregar sacolas para seus entes queridos.
“Nós trouxemos roupas quentes: um suéter, um cobertor, porque não sabemos se nossos amigos lá tem algo para se cobrir. Há meias, roupas íntimas, camisetas e luvas quentes, caso precisem. Tudo isso é horrível. Eu até chorei algumas vezes, pois meus amigos estão lá.”
Estima-se que mais de 4 mil pessoas tenham sido detidas na Rússia. Os manifestantes tem protestado contra a corrupção do governo e para apoiar Alexei Navalny, crítico do presidente Vladimir Putin. Navalny foi condenado à prisão após retornar à Rússia. Ele se recuperou recentemente de um grave envenenamento.
Veja também:
Etiópia: Produtores locais abrem caminho para mercado internacional.
Escrito por DW
SALA DE BATE PAPO