Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

ONU alerta para crise global de saúde mental devido à pandemia de Covid-19

Placeholder - loading - REUTERS/Henry Nicholls
REUTERS/Henry Nicholls
Ver comentários

Publicada em  

Por Kate Kelland

LONDRES (Reuters) - Uma crise de saúde mental se avizinha agora que milhões de pessoas de todo o mundo estão cercadas pela morte e pela doença e forçadas ao isolamento, à pobreza e à apreensão resultantes da pandemia de Covid-19, disseram especialistas de saúde da Organização das Nações Unidas (ONU) nesta quinta-feira.

'O isolamento, o medo, a incerteza, o caos econômico – todos eles causam ou podem causar sofrimento psicológico', disse Devora Kestel, diretora do departamento de saúde mental da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Ao apresentar um relatório e uma diretriz da ONU a respeito da Covid-19 e da saúde mental, Kestel disse que um aumento no número e na gravidade de doenças mentais é provável, e que os governos deveriam colocar a questão 'na linha de frente' de suas reações.

'A saúde mental e o bem-estar de sociedades inteiras foram seriamente impactados por esta crise e são uma prioridade a ser abordada urgentemente', disse Kestel aos repórteres em um briefing.

O relatório ressaltou várias regiões e setores das sociedades como vulneráveis ao sofrimento mental, entre eles crianças e jovens isolados de amigos e da escola e profissionais de saúde que estão vendo milhares de pacientes infectados e mortos pelo novo coronavírus.

Estudos e pesquisas emergentes já estão mostrando o impacto global da Covid-19 na saúde mental. Psicólogos dizem que as crianças estão ansiosas, e aumentos de casos de depressão e ansiedade foram registrados em vários países.

A violência doméstica está crescendo, e profissionais de saúde estão relatando uma necessidade crescente de apoio psicológico.

Na semana passada, a Reuters publicou entrevistas com médicos e enfermeiros dos Estados Unidos que disseram que eles ou seus colegas experimentaram uma combinação de pânico, ansiedade, tristeza, entorpecimento, irritabilidade, insônia e pesadelos.

Fora do setor de saúde, o relatório da OMS disse que muitas pessoas estão atormentadas com os impactos de saúde imediatos e as consequências do isolamento físico, e muitas outras temem infecções, morte e a perda de familiares.

Milhões de pessoas estão enfrentando problemas econômicos, já que perderam ou correm o risco de perder seus rendimentos e sustentos, acrescentou o documento, delineando linhas de ação para os formuladores de políticas tentarem 'reduzir o sofrimento imenso de centenas de milhões de pessoas e mitigar os custos sociais e econômicos de longo prazo à sociedade'.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia ROD STEWART E RONNIE WOOD VOLTAM A TOCAR JUNTOS NO GLASTONBURY 2025

ROD STEWART E RONNIE WOOD VOLTAM A TOCAR JUNTOS NO GLASTONBURY 2025

Após ser homenageado na última edição do American Music Awards, Rod Stewart acaba de anunciar uma surpresa que promete emocionar os fãs de rock clássico: seu aguardado show no Festival de Glastonbury 2025 contará com a participação especial de Ronnie Wood, guitarrista dos Rolling Stones e ex-companheiro de banda no Faces.

A apresentação acontece no tradicional "Legends Slot", no domingo, 29 de junho, no palco principal de Glastonbury, e marcará o reencontro musical entre dois ícones do rock britânico.

A volta dos velhos tempos: Faces no coração do repertório

Em recente entrevista ao podcast britânico That Peter Crouch Podcast, Stewart revelou que mantém contato frequente com Ronnie Wood, com quem compartilhou o palco no final dos anos 1960 e início dos anos 1970, na banda de blues rock Faces, que também contava com o baterista Kenney Jones.

“Ainda converso com Ronnie o tempo todo. É um dos meus grandes amigos, e voltar a tocar com ele em Glastonbury será como reviver os velhos tempos”, disse o cantor.

Com essa declaração, os fãs podem esperar por clássicos como “Stay With Me” e “Ooh La La” na setlist — músicas marcadas pela parceria entre Stewart e Wood no auge da banda.

Rod Stewart no Glastonbury: show mais esperado da edição 2025

Aos 80 anos, Rod Stewart fará sua estreia no slot de lendas de Glastonbury, e se junta à lista de artistas consagrados que já passaram por esse horário, como Diana Ross, Paul Simon e Kylie Minogue.

O reencontro com Ronnie Wood torna essa performance ainda mais emblemática, colocando Glastonbury 2025 no radar de todos os amantes do rock. O festival acontece entre os dias 25 e 29 de junho, em Worthy Farm, Somerset, no Reino Unido.

Homenagem emocionante no American Music Awards 2025

Antes de seu retorno triunfal ao Glastonbury, Rod Stewart foi homenageado com o Lifetime Achievement Award no American Music Awards 2025, realizado em 26 de maio no Fontainebleau Las Vegas. A cerimônia foi marcada por um momento comovente quando cinco de seus filhos — Kimberly, Sean, Ruby, Renee e Liam — subiram ao palco (na foto acima) para entregar o prêmio ao pai, surpreendendo-o e emocionando o público presente.

10 H
  1. Home
  2. noticias
  3. onu alerta para crise global …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.