Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Oposição do Gabão pede pressão sobre junta para entregar poder aos civis

Placeholder - loading - Fronteira fechada após golpe no Gabão   31/8/2023   REUTERS/Desire Danga Essigue
Fronteira fechada após golpe no Gabão 31/8/2023 REUTERS/Desire Danga Essigue
Ver comentários

Publicada em  

LIBREVILLE (Reuters) - O principal grupo de oposição do Gabão, Alternância 2023, pediu à comunidade internacional nesta sexta-feira que incentive a junta que derrubou o presidente Ali Bongo nesta semana a devolver o poder aos civis.

Oficiais militares tomaram o poder em um golpe na quarta-feira, minutos após o anúncio de que Bongo havia garantido um terceiro mandato em uma eleição, pondo fim ao domínio de quase 60 anos de sua família no poder.

Eles o colocaram em prisão domiciliar e instalaram o general Brice Oligui Nguema como líder de transição.

O golpe - o oitavo da África Central e Ocidental em três anos - atraiu multidões para as ruas da capital, Libreville. Mas a oposição, que afirma ser a legítima vencedora da eleição de sábado, levantou objeções.

'Ficamos felizes com a derrubada de Ali Bongo, mas (...) esperamos que a comunidade internacional se posicione a favor da República e da ordem democrática no Gabão, pedindo aos militares que devolvam o poder aos civis', disse à BBC Alexandra Pangha, porta-voz do líder da Alternância 2023, Albert Ondo Ossa.

Ela afirmou que o plano da junta de empossar Nguema como chefe de Estado na segunda-feira é 'absurdo'.

Bongo foi eleito em 2009, substituindo seu falecido pai, que chegou ao poder em 1967. Os opositores dizem que a família fez pouco para compartilhar a riqueza do petróleo e da mineração do Gabão.

(Por Edward McAllister e Anait Miridzhanian)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia BRUNO MARS QUEBRA RECORDE HISTÓRICO NO STREAMING GLOBAL

BRUNO MARS QUEBRA RECORDE HISTÓRICO NO STREAMING GLOBAL

Bruno Mars acaba de escrever mais um capítulo na história da música digital e assumir de vez o posto de Rei do Streaming. O cantor se tornou o primeiro artista da história a atingir 150 milhões de ouvintes mensais no Spotify, feito impulsionado por seu catálogo repleto de hits atemporais e colaborações estratégicas — mesmo sem lançar um álbum solo desde 24K Magic (2016). A marca consolida sua posição como um dos artistas mais influentes e ouvidos da era digital.

Sucesso absoluto no Spotify: números que impressionam

A trajetória de Bruno Mars no Spotify é marcada por recordes e feitos inéditos. Além do marco dos 150 milhões de ouvintes mensais, ele também quebrou o recorde de música mais rápida a atingir 1 bilhão de streams com a faixa "Die With A Smile", em parceria com Lady Gaga, que atingiu o número em apenas 96 dias.

Outro destaque é o clássico "Just The Way You Are", que acumula 2,39 bilhões de streams e é a música mais ouvida da carreira de Bruno Mars na plataforma. Em uma única semana, a faixa somou 132,2 milhões de streams, estabelecendo outro recorde de audiência semanal.

Um artista completo: do Elvis mirim ao Rei do Streaming

Antes de dominar o mundo com seus hits dançantes e baladas inesquecíveis, Bruno Mars era apenas um garoto havaiano que encantava plateias imitando Elvis Presley. Seu talento precoce e carisma nos palcos renderam-lhe o apelido de "Elvis mirim", e ele chegou a se apresentar como o icônico Rei do Rock em shows locais e até em filmes.

Décadas depois, o menino que cresceu idolatrando Elvis conquistou seu próprio trono — não o do rock, mas o do streaming. Se Presley foi o símbolo máximo da era do vinil e das performances ao vivo, Bruno Mars é hoje o nome mais forte da era digital, com recordes inéditos nas principais plataformas e uma base global de ouvintes que cresce a cada hit.

20 H
  1. Home
  2. noticias
  3. oposicao do gabao pede …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.