Oracle Cloud amplia parceria com Nvidia em chips de inteligência artificial
Publicada em
Atualizada em
Por Jane Lanhee Lee
OAKLAND (Reuters) - A Oracle e a Nvidia anunciaram nesta terça-feira a expansão de uma parceria e adição de dezenas de milhares de chips da Nvidia para impulsionar o trabalho computacional ligado à inteligência artificial (IA) na nuvem da Oracle.
As empresas se recusaram a dizer quanto custará o hardware adicional ou quantos chips estão sendo vendidos, mas disseram que a expansão inclui o A100 da Nvidia e suas unidades de processamento gráfico H100 mais avançadas.
Esses dois chips também foram colocados em uma lista de controle de exportação para a China há mais de um mês. A Nvidia estimou em cerca de 400 milhões de dólares as vendas potenciais para a China que poderiam ser impactadas em suas perspectivas de lucros do terceiro trimestre.
Em agosto, a participação de mercado da Nvidia nos chamados chips aceleradores dentro das seis maiores infraestruturas de nuvens do mundo cresceu para 85%, de acordo com a Jefferies. Os chips que ajudam a acelerar a velocidade da computação incluem GPUs e são usados em trabalhos de IA, dominado pela Nvidia.
Embora muitas startups de chips de IA desafiem a Nvidia, Clay Magouyrk, responsável pela Oracle Cloud Infrastructure, disse que não vê muita abertura para os recém-chegados.
'Se você observar o ritmo em que a Nvidia está inovando a cada 12 a 18 meses, eles lançam uma plataforma que é 10 a 50 vezes melhor. Acredito que para alguém conseguir atacar esse domínio, a Nvidia terá que tropeçar', disse ele.
Manuvir Das, responsável pela computação corporativa da Nvidia, disse que a parceria com inclui maior cooperação para tornar o software de IA executado com mais eficiência no Oracle Cloud e fornecer mais suporte a clientes.
Escrito por Reuters
SALA DE BATE PAPO