Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Orbán diz que convidará Netanyahu para ir à Hungria após ação do TPI

Placeholder - loading - Viktor Orbán em Budapeste  14/11/2024   REUTERS/Bernadett Szabo
Viktor Orbán em Budapeste 14/11/2024 REUTERS/Bernadett Szabo
Ver comentários

Publicada em  

BUDAPESTE (Reuters) - O primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán, afirmou na sexta-feira que convidará o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, para visitar a Hungria, dizendo que garantirá que um mandado de prisão do Tribunal Penal Internacional contra Netanyahu 'não será observado'.

O TPI emitiu mandados de prisão na quinta-feira para Netanyahu e seu ex-chefe de Defesa, bem como para um líder do Hamas, Ibrahim Al-Masri, por supostos crimes de guerra e crimes contra a humanidade no conflito de Gaza.

Orbán, cujo país detém a presidência rotativa de seis meses da União Europeia, disse à rádio estatal que o mandado de prisão do TPI está 'errado' e afirmou que o líder israelense poderia conduzir negociações na Hungria 'com a devida segurança'.

'Hoje convidarei o primeiro-ministro de Israel, sr. Netanyahu, para uma visita à Hungria e, nesse convite, garantirei que, se ele vier, a decisão do TPI não terá efeito na Hungria e não seguiremos seu conteúdo', declarou Orbán.

Desde que Orbán e seu partido nacionalista Fidesz chegaram ao poder em 2010, ele e Netanyahu estabeleceram relações políticas estreitas. Netanyahu visitou Budapeste em 2017.

Os líderes israelenses e a Casa Branca condenaram veementemente a decisão do TPI, enquanto o chefe de política externa da UE, Josep Borrell, disse que os mandados não eram políticos e que todos os Estados-membros da UE deveriam respeitar e implementar a decisão do tribunal.

Dentro da UE, a Hungria e a República Tcheca têm apoiado fortemente Israel, enquanto países como a Espanha e a Irlanda enfatizam seu apoio aos palestinos.

O Ministério das Relações Exteriores da República Tcheca, em resposta à decisão do TPI, disse que Praga respeitará suas obrigações legais internacionais.

No entanto, o primeiro-ministro tcheco Petr Fiala chamou a decisão do TPI de 'infeliz', dizendo no X na noite de quinta-feira: '(A medida) enfraquece sua autoridade em outros casos ao equiparar os representantes eleitos de um Estado democrático aos líderes de uma organização terrorista islâmica'.

(Reportagem de Krisztina Than e Anita Komuves)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia EXCLUSIVO: 'THE DRIVER ERA' REVELA À ANTENA 1 OS BASTIDORES DE "OBSESSION"

EXCLUSIVO: 'THE DRIVER ERA' REVELA À ANTENA 1 OS BASTIDORES DE "OBSESSION"

Em entrevista exclusiva concedida à repórter Catharina Morais, da Rádio Antena 1, no dia 2 de maio, momentos antes da passagem de som no Tokio Marine Hall, os irmãos Ross Lynch e Rocky Lynch, da banda The Driver Era, abriram o coração sobre a criação de seu mais novo álbum, Obsession, e refletiram sobre os desafios de ser artista na era digital. A conversa aconteceu em São Paulo, poucas horas antes do último show da turnê no Brasil.

“Cada álbum tem uma sensação diferente, com certeza”, disse Ross ao ser perguntado sobre a experiência de lançar o disco enquanto estão na estrada. “A Summer Mixtape teve uma vibe mais solta, como uma brisa do mundo”.

The Driver Era: quem são Ross e Rocky Lynch?

Formada em 2018, The Driver Era é uma dupla norte-americana de pop alternativo e rock contemporâneo, criada pelos irmãos Ross e Rocky Lynch. Ross ganhou notoriedade na série da Disney Austin & Ally e no filme Teen Beach Movie, além de integrar a antiga banda R5. Desde então, a dupla tem buscado firmar uma identidade sonora própria, apostando na mistura de gêneros e em uma produção 100% autoral.

“Produzir é uma das coisas que mais amamos fazer”, contou Ross. “A gente mesmo produziu tudo. Fizemos praticamente todos os drivers nos nossos álbuns”.

Criação do álbum Obsession: entre o estúdio e a estrada

Obsession, lançado em abril de 2025, é o quarto álbum de estúdio da banda. Com sonoridade intensa e letras autobiográficas, ele representa um momento de amadurecimento artístico. Gravado entre Londres, Califórnia e o estúdio caseiro da dupla, o projeto nasceu em meio à correria da turnê, mas com leveza.

“Obsession surgiu de forma bem orgânica, com histórias reais, inspiradas nas nossas vivências”, explicou Ross.


“Criar música é como a gente se alimenta”, completou Rocky.

Pressão das redes sociais e autenticidade artística

A entrevista também tocou em um tema delicado: o impacto das redes sociais na carreira dos artistas.

“Hoje em dia, todo mundo — e as mães deles também — está postando, postando, postando…”, brincou Rocky.

“Você quer crescer, quer melhorar, e agora isso virou uma métrica tangível. Mas o que eu gosto mesmo é de fazer música”, reforçou Ross.

Influências musicais: de Peter Gabriel a Michael Jackson

Entre os ídolos citados pelos irmãos estão INXS, Peter Gabriel e Michael Jackson. Apesar da admiração por esses grandes nomes, Ross e Rocky explicam que seu processo criativo evita imitações.

“É como se eu não pudesse repetir algo que alguém já fez. Mesmo sendo fã, me desanima se sinto que estou copiando demais”, desabafou Rocky.

As novas obsessões da The Driver Era

Encerrando a entrevista, os irmãos revelaram suas “obsessões” do momento:

“Tentar me tornar uma pessoa melhor”, disse Rocky sobre a faixa Better.


“Entender por que os seres humanos fazem o que fazem”, compartilhou Ross. “E também… eu gosto de fazer as pessoas felizes”.

Show no Tokio Marine Hall: uma noite de energia, conexão e um pouco de nostalgia

O público paulistano recebeu de braços abertos a banda na Obsession Tour 2025, que passou também pelo Rio de Janeiro. Em São Paulo, a apresentação foi marcada por performances intensas e uma troca genuína com os fãs. Com casa cheia, o Tokio Marine Hall foi tomado por fãs vestindo chapéus de cowboy, uma referência divertida à estética do vocalista Ross.

O setlist trouxe músicas novas e antigas, além de uma surpresa nostálgica com "On My Own", do filme Teen Beach Movie, arrancando lágrimas e gritos do público.

Outros destaques do show incluíram Touch, que abriu a noite, The Weekend, que transformou a casa em pista de dança, e A Kiss, que encerrou o espetáculo com energia lá no alto.

Show inesquecível e fãs encantados

A passagem da The Driver Era pelo Brasil reforçou o vínculo da banda com o público brasileiro. Após duas noites memoráveis no país, fica claro que Ross e Rocky Lynch têm um espaço garantido no coração dos fãs.

LINK

1 D
  1. Home
  2. noticias
  3. orban diz que convidara …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.