Órgão antitruste do Canadá processa Google por conduta anticompetitiva em publicidade
Publicada em
OTTAWA (Reuters) - O Conselho de Competição do Canadá está processando o Google, da Alphabet, por supostas condutas contrárias à concorrência na publicidade online, afirmou o órgão nesta quinta-feira.
Em comunicado, a entidade afirmou que entrou com um processo pedindo, entre outras coisas, que o Google venda duas de suas ferramentas de publicidade online. Também pede uma multa ao Google para que a empresa fique conforme as leis de competição do Canadá, informou o texto.
Um porta-voz do Google afirmou que a queixa 'ignora a intensa competição através da qual compradores e vendedores de anúncios possuem total escolha, e estamos preparando nossa defesa no tribunal”.
O Conselho de Competição abriu uma investigação em 2020 para verificar se a gigante das buscas praticou concorrência desleal na indústria de publicidade online, expandindo as investigações para os serviços de tecnologia de publicidade do Google neste ano.
O processo ocorre após uma tentativa, por parte do Departamento de Justiça dos Estados Unidos, de mostrar que o Google monopolizou os mercados para servidores e redes de anúncios.
A argumentação final do processo nos EUA foi feita na segunda-feira.
(Reportagem de Ismail Shakil)
Escrito por Reuters
SALA DE BATE PAPO