Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Órgão de direitos humanos da Europa diz estar preocupado com Turquia após prisão de prefeito

Placeholder - loading - Protesto por prisão do prefeito Ekrem Imamoglu em Istambul  11/4/2025   REUTERS/Umit Bektas
Protesto por prisão do prefeito Ekrem Imamoglu em Istambul 11/4/2025 REUTERS/Umit Bektas
Ver comentários

Publicada em  

Por Huseyin Hayatsever e Mert Ozkan

ANTÁLIA, Turquia (Reuters) - O chefe do Conselho da Europa, principal órgão de vigilância dos direitos humanos do continente, disse à Reuters que está preocupado com quaisquer violações de direitos na Turquia após a prisão do principal rival político do presidente Tayyip Erdogan e centenas de prisões que se seguiram a protestos em massa.

O secretário-geral Alain Berset afirmou que o problema do retrocesso democrático deve ser abordado como um fenômeno global, acrescentando que o Conselho não tinha nenhuma posição específica sobre as investigações em andamento a respeito de várias figuras da oposição turca.

O prefeito de Istambul, Ekrem Imamoglu, foi preso no mês passado enquanto aguarda julgamento por acusações de corrupção, uma medida que desencadeou os maiores protestos em mais de uma década, com estudantes, partidos de oposição e outros chamando-a de politizada e antidemocrática. O Partido Republicano do Povo (CHP), principal partido de oposição, escolheu Imamoglu no mês passado como seu futuro candidato à Presidência.

As manifestações em todo o país, que diminuíram nas últimas duas semanas, foram em sua maioria pacíficas, mas cerca de 2.000 pessoas foram detidas e muitas foram presas enquanto aguardam julgamento.

Em uma entrevista no sábado, paralelamente ao Fórum Diplomático de Antália, no sul da Turquia, Berset disse que está em contato com as autoridades turcas e com as autoridades da oposição para enfatizar os princípios dos valores democráticos.

'Quero registrar aqui a importância de respeitar todos os elementos da Convenção Europeia de Direitos Humanos, inclusive a liberdade de reunião e a liberdade de expressão', declarou ele.

A Turquia é um membro fundador do Conselho, um grupo pan-europeu que tem como objetivo defender os direitos humanos, a democracia e o estado de direito nos Estados membros desde sua formação após a Segunda Guerra Mundial.

O CHP, bem como grupos de direitos humanos e algumas potências ocidentais, afirmaram que o processo contra o prefeito é um esforço para usar o judiciário para minar os rivais eleitorais de Erdogan -- acusações que o governo nega.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia ELISABETE FRANÇA REVELA OS PRÓXIMOS PASSOS DO FUTURO URBANO DE SÃO PAULO

ELISABETE FRANÇA REVELA OS PRÓXIMOS PASSOS DO FUTURO URBANO DE SÃO PAULO

Neste fim de semana, São Paulo dá um importante passo na construção de seu futuro urbano com a realização da 8ª Conferência Municipal da Cidade. A iniciativa, que segue diretrizes do Governo Federal, busca reunir propostas da população paulistana para compor a pauta da Conferência Estadual — e, futuramente, da Nacional. Em entrevista exclusiva à Rádio Antena 1, a secretária municipal de Urbanismo e Licenciamento, Elisabete França, compartilhou detalhes do processo participativo que vem sendo desenvolvido desde o início do ano e também falou sobre o futuro do Jockey Club, um dos pontos mais emblemáticos e disputados da cidade.

Segundo a secretária, a etapa municipal é fruto de um processo democrático e descentralizado, com 15 encontros regionais realizados aos sábados, nos quais foram reunidas mais de 600 propostas populares.

“Achei os encontros regionais riquíssimos, muito bacanas. Fiquei muito feliz, participei de quase todos”, afirmou.

As demandas mais recorrentes? Meio ambiente, habitação, mobilidade e participação popular?

“A população clama por mais áreas verdes, melhor preservação das árvores, mais parques e qualidade do ar. Nesse ponto, neste ano especial da COP30, foi muito importante”, disse a secretária.

Habitação, especialmente para famílias de baixa renda, liderou o volume de propostas. E, na mobilidade, destaque para segurança no transporte público e iluminação nas vias, com foco especial na segurança das mulheres.

13 H
  1. Home
  2. noticias
  3. orgao de direitos humanos da …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.