Órgão regulador da UE vai analisar vacina da AstraZenenca-Oxford neste mês
Publicada em
Por Pushkala Aripaka
(Reuters) - O regulador de medicamentos da Europa anunciou nesta terça-feira que analisará a vacina contra Covid-19 desenvolvida pela AstraZeneca e pela Universidade de Oxford neste mês em um cronograma acelerado.
Os 27 membros da União Europeia estão tentando acelerar as vacinações depois de um início lento e com a escassez de suprimentos obrigando as autoridades a considerar medidas, como estender o tempo entre a primeira e a segunda doses.
A Agência Europeia de Medicamentos (EMA) disse na terça-feira que recebeu um pedido da farmacêutica britânica e pode emitir um parecer sobre autorização de comercialização condicional até 29 de janeiro em uma reunião de seu comitê de medicamentos humanos (CHMP).
Se endossada pela EMA e formalmente aprovada pela Comissão Europeia, a vacina se tornaria a terceira contra o novo coronavírus disponível no continente, após a da Pfizer-BioNTech, e a da Moderna.
A pressão por uma decisão aumentou após a descoberta de variantes mais contagiosas do novo coronavírus.
A AstraZeneca disse que sua vacina deve ser eficaz contra a variante prevalente no Reino Unido, embora os testes ainda não tenham confirmado isso.
(Reportagem de Pushkala Aripaka em Bengaluru e Francesco Guarascio em Bruxelas)
Escrito por Reuters
SALA DE BATE PAPO