Os 10 melhores álbuns natalinos da Billboard
Nomes como Michael Bublé e Mariah Carey fazem parte da seleção
Publicada em
Hoje é finalmente véspera de Natal, e a Antena 1 não poderia deixar de trazer músicas natalinas extremamente especiais para acompanhar as celebrações. Para inaugurar esse momento, a Billboard fez uma lista com os Top 25 álbuns natalinos, desde os mais clássicos aos mais populares. Para ter acesso à lista completa das Billboard clique aqui.
‘My Christmas’, Andrea Bocelli
Lançado em 3 de novembro de 2009, o disco natalino do tenor italiano, Andrea Bocelli, encantou diversos públicos. Produzido por David Foster e Renato Serio, o projeto ficou na segunda posição da Billboard por duas semanas consecutivas.
No disco, o artista cantou canções em sua língua mãe, além de inglês, alemão e francês. Poucas semanas após a divulgação, Bocelli fez uma versão do álbum inteiramente em espanhol, intitulada “Mi Navidad”.
‘White Christmas’, Bing Crosby
Esse grande clássico natalino, o projeto foi lançado pela primeira vez em 1945 com o nome “Crosby’s Merry Christmas”, e se estabeleceu no topo da Billboard 200 em dezembro de 1957. O disco fez tanto sucesso que interrompeu a liderança do “Elvis' Christmas Album”; a obra extremamente adorada do rei, Elvis Presley.
O projeto de Crosby foi relançado em 1986 na versão de CD, e este incluía as mesmas 12 músicas em suas mixagens mono originais. Atualmente o projeto ainda faz parte da Billboard 200, estabelecendo-se na posição 34.
‘A Pentatonix Christmas’, Pentatonix
Uma obra mais recente e tão aclamada quanto é a do grupo acapella, Pentatonix. ‘A Pentatonix Christmas’ definitivamente fez história, já que foi a produção que conseguiu superar o grande clássico atual que é o álbum natalino de Michael Bublé. O disco do grupo foi o primeiro a ocupar o topo da Billboard 200 desde que Bublé lançara seu projeto em 2011.
‘Christmas Portrait’, Carpenters
O disco de 1978 é com certeza um daqueles de aquecer o coração. Produzido por Richard e Karen Carpenter. A produção é o primeiro trabalho da dupla voltado inteiramente para o Natal. A eterna voz de Karen é sem sombra de dúvidas a alma a alma te todo esse belíssimo projeto.
Confira abaixo o especial de Natal que foi ao ar na ABC em dezembro de 1978:
‘It's Christmas Time’, Elvis Presley
É claro que nessa lista não poderia faltar um dos icônicos álbuns natalinos de Elvis Presley. O compilado é uma adaptação do clássico “Elvis' Christmas Album”, e registrou quatro semanas não consecutivas como número 1, partindo de 16 de dezembro de 1957.
‘A Christmas Album’, Barbra Streisand
O álbum lançado em 1967 foi o primeiro de Streisand a seguir a temática natalina e conquistou muitos fãs. A cantora lançou um segundo disco de Natal apenas anos mais tarde, em 2001, com o nome de “Christmas Memories”.
‘These Are Special Times,’ Celine Dion
A produção de Celine também entra na lista como uma das de grande impacto no cenário musical. Sua divulgação foi feita em 30 de outubro de 1998, e se manteve na segunda posição da Billboard por duas semanas seguidas; considerado o segundo álbum mais bem classificado de uma vocalista feminina.
Além do trabalho contar com a participação especial de Andrea Bocelli, Dion também colaborou com R. Kelly. Essa parceria improvável lhes rendeu seis semanas no topo da Hot 100 e recebeu um Grammy para a melhor colaboração pop com vocais.
‘The Christmas Song’, Nat King Cole
Esse é um álbum que consegue de tantas maneiras captar o espírito natalino, além de também ambientar perfeitamente nossas sensações em relação ao feriado – mesmo que no Brasil tenhamos um clima completamente diferente.
O disco de Nat King Cole é simplesmente o segundo álbum mais bem classificado nesta lista por um vocalista masculino. Lançado pela primeira vez em 1960. Foi relançado sob o título The Christmas Song em 1999 com várias faixas adicionadas, incluindo uma versão alternativa de "The Christmas Song" com a filha de Cole, Natalie Cole.
‘Merry Christmas’, Mariah Carey
A voz feminina do Natal é Mariah Carey, incontestavelmente. ‘Merry Christmas’ foi lançado em 28 de outubro de 1994 e se estabeleceu na terceira posição da Billboard 200. É claro que o disco que originou uma das canções assinatura do Natal, "All I Want for Christmas Is You" alcançou o primeiro lugar na Hot 100 em cada uma das últimas três temporadas do feriado. Tal a grandeza desse trabalho, que atualmente está batendo na porta do primeiro lugar mais uma vez.
‘Christmas,’ Michael Bublé
Agora para finalizar com chave de ouro, uma das vozes mais amadas e icônicas do Natal. Este é o álbum de maior classificação nesta lista por um vocalista masculino e o álbum de maior classificação lançado neste século. O álbum liderou a contagem semanal de álbuns natalinos da Billboard, por um recorde de 40 semanas.
O álbum saiu em outubro de 2011 e desde então não parou de render prêmios ao talentoso Michael Bublé, que parece ter nascido para performar faixas natalinas. O projeto levou Prêmio Juno no Canadá, tornando-se o primeiro, e ainda é o único, álbum natalino a vencer nessa categoria principal. O álbum também foi indicado ao Grammy de melhor álbum vocal pop tradicional.
Veja também:
ARTISTA DA SEMANA: LEWIS CAPALDI É DESTAQUE NA PROGRAMAÇÃO
PLAYLIST ANTENA 1: ESPECIAL DE NATAL
Descontos especiais para distribuidores
SALA DE BATE PAPO