Os alimentos certos para ter ossos mais fortes
Os efeitos dos nutrientes da nossa dieta alimentar sobre a estrutura óssea são intensos e amplos, e às vezes é difícil sablimentos certos para comer.
Publicada em
Transcrito:
Laticínios:
Os queijos duros de leite de vaca contem muito cálcio: 100 gramas de queijo contem cerca de 1 mil miligramas de cálcio. Essa é a quantidade diária recomendada em muitos países. Uma dieta rica em cálcio aumenta a densidade dos ossos. Porém ainda não está claro se ela reduz o risco de fraturas ósseas na velhice.
Os laticínios contem ainda vitamina B e fósforo. E cerca de 85% do fósforo do corpo está em nossos ossos. Mas sempre consulte um médico antes de tomar suplementos de cálcio, para evitar uma possível calcificação das artérias. O queijo de cabra é uma alternativa ao queijo comum, mesmo que não contenha tanto cálcio e proteína.
Nozes e sementes:
100 gramas de sementes de gergelim contém 700 miligramas de cálcio. As sementes de gergelim caem bem com saladas, doces e pães. Com óleo de gergelim faz-se o tahine, um ingrediente do húmus.
Verduras:
100 gramas de acelga chinesa contem 100 miligramas de cálcio. E as hortaliças contem outros minerais para os ossos, como o potássio. Estudos mostram que pessoas que comem mais frutas e verduras tem ossos mais fortes. Vegetais são também uma fonte de vitamina K, que ajuda a incorporar o cálcio aos ossos. Uma dieta rica em vegetais fornece aos adultos quantidades suficientes em vitamina K.
Para que o cálcio dos alimentos chegue aos ossos, uma coisa é crucial: a luz solar. Quando a luz solar atinge nossa pele, o corpo produz vitamina D que é muito importante para os ossos. Que tal comer uma salada de folhas verdes, queijo e sementes de gergelim ao ar livre?
Veja também:
Escrito por DW
SALA DE BATE PAPO