Os benefícios do tédio
Mas, segundo especialista do exterior, é preciso ficar entediado da maneira certa para ser impactado em cheio pelos efeitos positivos
Publicada em
De acordo com estudo do exterior publicado no ''Journal Academy of Management Discoveries’’ e veiculado pela renomada revista norte-americana Time, ficar entediado pode estimular a produtividade e a criatividade individual.
Na pesquisa, quem se sentiu assim, em uma tarefa que induzia a esse estado de ânimo, de forma metódica era necessário classificar uma tigela de feijões pela cor, um por um, depois teve uma performance melhor no que concerne à geração de ideias do que aqueles que completaram primeiro uma atividade artesanal interessante.
O resultado não surpreendeu Sandi Mann, uma professora de psicologia sênior da Universidade Central Lancashire no Reino Unido, autora do ''The Upside of Downtime: porque o tédio é bom’’.
Veja algumas razões e mais, como isso deve ser feito para surtir bons efeitos para a mente, imaginação e produtividade:
Criatividade
Segundo Maan, o tédio é uma busca por estimulação neural que não está satisfeita. E se nós não encontramos isso, a nossa mente vai criá-la.
Além desse estudo, outros mais já demonstraram o mesmo: o tédio pode habilitar a criatividade e a capacidade de resolver problemas, pois permite que a mente vagueie e sonhe acordada. “Não há outra maneira para realizar esse estímulo, então, você deve 'entrar' na sua cabeça’’, coloca.
Saúde mental
''Sonhar acordado pode ser um respiro e oferecer um escape para a vida cotidiana’’, pontua Mann. Mas, também, pode ser benéfico se afastar das telas, do trabalho, por exemplo, para se sentir entediado.
Estudos mostraram que ferramentas modernas como, e-mails de trabalho, mídias sociais e aplicativos de encontros podem prejudicar a saúde mental. Então, nesse caso, é bom dar uma pausa nessas atividades, sendo essa uma oportunidade de recarregar as energias.
Como se entediar do modo certo...
O especialista alerta que é crucial não confundir estar entediado com o relaxamento.
Para alcançar o tédio verdadeiro, segundo o professional do exterior, o ideal é fazer uma tarefa que requer pouca ou nada de concentração- como andar por uma rota conhecida, ou até mesmo, ficar sentado com os olhos fechados— deixando a mente vaga, sem música ou nenhum estimulo para guiá-la. É claro que não se deve mexer nas redes socias durante tal período.
SALA DE BATE PAPO