Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Otan e Dinamarca concordam que aliados precisam reforçar defesas no Ártico, diz fonte

Placeholder - loading - Sede da Otan em Bruxelas, Bélgica  19/04/2018 REUTERS/Yves Herman
Sede da Otan em Bruxelas, Bélgica 19/04/2018 REUTERS/Yves Herman
Ver comentários

Publicada em  

BRUXELAS (Reuters) - O secretário-geral da Otan, Mark Rutte, e a primeira-ministra dinamarquesa, Mette Frederiksen, concordaram em uma reunião nesta terça-feira que precisam se concentrar no fortalecimento das defesas no Ártico, disse uma fonte com conhecimento das conversas à Reuters.

'Eles concordaram que, nesse esforço, todos os aliados têm um papel a desempenhar', disse a fonte após a reunião.

As conversas ocorrem em meio a uma preocupação generalizada com a repetida demonstração de interesse do presidente dos EUA, Donald Trump, desde a reeleição em novembro, em tornar a Groenlândia, um território autônomo da Dinamarca, parte dos Estados Unidos.

Trump afirmou que a Groenlândia é vital para a segurança dos EUA e que a Dinamarca deve abrir mão do controle da ilha estrategicamente importante do Ártico. O presidente norte-americano também não descartou a possibilidade de usar poder militar ou econômico para atingir seu objetivo.

Ele está em desacordo com a Otan e aliados europeus dos EUA sobre gastos com defesa e disse que, sob sua presidência, os EUA vão repensar 'o propósito e a missão da Otan'.

A Dinamarca, por sua vez, disse na última segunda-feira que gastaria 14,6 bilhões de coroas dinamarquesas (equivalente a 2 bilhões de dólares) para aumentar sua presença militar no Ártico.

A primeira-ministra dinamarquesa disse nesta terça-feira, após uma reunião com o presidente francês Emmanuel Macron, que líderes políticos da Europa e de outros países haviam dado seu total apoio ao princípio de manutenção do respeito pelas fronteiras internacionais -- referência velada ao interesse de Trump na Groenlândia.

(Reportagem de Sabine Siebold)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia ELISABETE FRANÇA REVELA OS PRÓXIMOS PASSOS DO FUTURO URBANO DE SÃO PAULO

ELISABETE FRANÇA REVELA OS PRÓXIMOS PASSOS DO FUTURO URBANO DE SÃO PAULO

Neste fim de semana, São Paulo dá um importante passo na construção de seu futuro urbano com a realização da 8ª Conferência Municipal da Cidade. A iniciativa, que segue diretrizes do Governo Federal, busca reunir propostas da população paulistana para compor a pauta da Conferência Estadual — e, futuramente, da Nacional. Em entrevista exclusiva à Rádio Antena 1, a secretária municipal de Urbanismo e Licenciamento, Elisabete França, compartilhou detalhes do processo participativo que vem sendo desenvolvido desde o início do ano e também falou sobre o futuro do Jockey Club, um dos pontos mais emblemáticos e disputados da cidade.

Segundo a secretária, a etapa municipal é fruto de um processo democrático e descentralizado, com 15 encontros regionais realizados aos sábados, nos quais foram reunidas mais de 600 propostas populares.

“Achei os encontros regionais riquíssimos, muito bacanas. Fiquei muito feliz, participei de quase todos”, afirmou.

As demandas mais recorrentes? Meio ambiente, habitação, mobilidade e participação popular?

“A população clama por mais áreas verdes, melhor preservação das árvores, mais parques e qualidade do ar. Nesse ponto, neste ano especial da COP30, foi muito importante”, disse a secretária.

Habitação, especialmente para famílias de baixa renda, liderou o volume de propostas. E, na mobilidade, destaque para segurança no transporte público e iluminação nas vias, com foco especial na segurança das mulheres.

4 H
  1. Home
  2. noticias
  3. otan e dinamarca concordam …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.