Ouvir música pode diminuir o estresse, e até, mesmo ajudar no aumento da eficiência
Estudo recente mostra os impactos positivos de escutar canções, enquanto alguém faz atividades específicas
Publicada em
A ciência já listou inúmeros benefícios relacionados à música. Agora, um estudo, divulgado por um jornal espanhol de grande circulação, revelou que escutar canções, enquanto alguém realiza determinadas tarefas, reduz o estresse em 65%. Além de influenciar positivamente, em quesitos, como na eficiência.
Uma das pesquisas recentes, dirigida pelo doutor David Lewis, presidente da companhia Mindlab, submeteu inúmeros voluntários a situações de tensão com muitas melodias de fundo e avaliou o nível de resposta dos indivíduos. A conclusão do levantamento é que ouvir os sons é capaz de minimizar, sim, o esgotamento físico e emocional.
Outra questão avaliada: dois anos antes, Lewis, em colaboração com MusicWorks, fizeram uma pesquisa sobre qual é o melhor gênero musical, que pode auxiliar na resolução de problemas específicos na área profissional. O trabalho indica que quem escuta canções de certas categorias tende a ficar 81% mais ágil e 88% mais eficiente no ambiente de trabalho. Um exemplo: Se a pessoa trabalha com introdução de dados ou realiza correções ortográficas rápidas, o mais indicado é escutar ''pop music’’. Esse tipo de ritmo pode ajudar, quando a solicitação é referente a velocidade. Segundo o levantamento, a eficácia é maior do que a de alguém que faz a atividade sem nenhum som de fundo.
Enfim, a música eleva o estado de ânimo de muita gente e ao realizar um trabalho monótono pode auxiliar o indivíduo a não se distrair e realizar tudo de modo mais veloz.
SALA DE BATE PAPO