Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

UE iniciará retaliação contra tarifas dos EUA em 15 de abril

Placeholder - loading - Sede da Comissão Europeia, em Bruxelas, na Bélgica 09/04/2025 REUTERS/Yves Herman
Sede da Comissão Europeia, em Bruxelas, na Bélgica 09/04/2025 REUTERS/Yves Herman
Ver comentários

Publicada em  

Atualizada em  

BRUXELAS (Reuters) - A União Europeia implementará suas primeiras contramedidas em resposta às tarifas do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na próxima semana, concordaram os membros do bloco nesta quarta-feira, juntando-se à China e ao Canadá na retaliação e na escalada de um conflito comercial global.

A aprovação ocorreu no dia em que as tarifas 'recíprocas' de Trump sobre a UE e dezenas de países entraram em vigor, incluindo tarifas maciças de 104% sobre a China, ampliando seu ataque tarifário e estimulando vendas mais generalizadas nos mercados financeiros.

O bloco europeu enfrenta tarifas de 25% sobre aço, alumínio e automóveis, bem como novas taxas recíprocas de 20% para quase todos os outros produtos, de acordo com o anúncio de Trump na semana passada, que atinge países que, segundo ele, impõem altas barreiras aos produtos dos EUA.

A UE aplicará tarifas, em sua maioria de 25%, sobre uma série de importações dos EUA a partir da próxima terça-feira, em resposta especificamente às tarifas de metais dos EUA. O bloco ainda está avaliando como responderá às taxas sobre automóveis e às tarifas recíprocas.

As importações vindas dos EUA incluem milho, trigo, cevada, arroz, motocicletas, aves, frutas, madeira, roupas e fio dental, de acordo com um documento visto pela Reuters.

Elas totalizaram cerca de 21 bilhões de euros no ano passado, o que significa que a retaliação da UE será contra produtos de valor inferior aos 26 bilhões de euros de exportações de metais da UE atingidos pelas tarifas dos EUA.

As medidas entrarão em vigor em etapas - em 15 de abril, 16 de maio e uma etapa final sobre amêndoas e grãos de soja em 1º de dezembro.

'Essas contramedidas podem ser suspensas a qualquer momento, caso os EUA concordem com um resultado negociado justo e equilibrado', afirmou a Comissão Europeia em um comunicado.

Um comitê de especialistas em comércio dos 27 países da UE votou nesta quarta-feira na proposta da Comissão. Diplomatas da UE disseram que 26 membros votaram a favor, sendo que apenas a Hungria foi contra.

O resultado da votação era amplamente esperado, uma vez que a Comissão já havia consultado os membros da UE e refinado uma lista inicial em meados de março, removendo laticínios e bebidas alcoólicas dos EUA.

Os principais exportadores de vinho do continente, França e Itália, expressaram preocupação depois que Trump ameaçou atingir o vinho e as bebidas alcoólicas da UE com uma tarifa de 200% se a UE prosseguisse com sua tarifa planejada de 50% sobre o bourbon.

Trump já respondeu às retaliações de Pequim anunciadas na semana passada, quase dobrando as tarifas sobre as importações chinesas. Em resposta a isso, a China disse que imporá tarifas de 84% sobre os produtos dos EUA a partir de quinta-feira.

(Por Philip Blenkinsop)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia ELISABETE FRANÇA REVELA OS PRÓXIMOS PASSOS DO FUTURO URBANO DE SÃO PAULO

ELISABETE FRANÇA REVELA OS PRÓXIMOS PASSOS DO FUTURO URBANO DE SÃO PAULO

Neste fim de semana, São Paulo dá um importante passo na construção de seu futuro urbano com a realização da 8ª Conferência Municipal da Cidade. A iniciativa, que segue diretrizes do Governo Federal, busca reunir propostas da população paulistana para compor a pauta da Conferência Estadual — e, futuramente, da Nacional. Em entrevista exclusiva à Rádio Antena 1, a secretária municipal de Urbanismo e Licenciamento, Elisabete França, compartilhou detalhes do processo participativo que vem sendo desenvolvido desde o início do ano e também falou sobre o futuro do Jockey Club, um dos pontos mais emblemáticos e disputados da cidade.

Segundo a secretária, a etapa municipal é fruto de um processo democrático e descentralizado, com 15 encontros regionais realizados aos sábados, nos quais foram reunidas mais de 600 propostas populares.

“Achei os encontros regionais riquíssimos, muito bacanas. Fiquei muito feliz, participei de quase todos”, afirmou.

As demandas mais recorrentes? Meio ambiente, habitação, mobilidade e participação popular?

“A população clama por mais áreas verdes, melhor preservação das árvores, mais parques e qualidade do ar. Nesse ponto, neste ano especial da COP30, foi muito importante”, disse a secretária.

Habitação, especialmente para famílias de baixa renda, liderou o volume de propostas. E, na mobilidade, destaque para segurança no transporte público e iluminação nas vias, com foco especial na segurança das mulheres.

7 H
  1. Home
  2. noticias
  3. paises da ue apoiam primeiras …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.