Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Lula diz esperar que EUA possam investir em transição energética no Brasil

Placeholder - loading - Presidente Luiz Inácio Lula da Silva discursa em cúpula da OTCA, em Belém 08/08/2023 Ricardo Stuckert/Presidência da República/Handout via REUTERS
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva discursa em cúpula da OTCA, em Belém 08/08/2023 Ricardo Stuckert/Presidência da República/Handout via REUTERS
Ver comentários

Publicada em  

Atualizada em  

(Reuters) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta segunda-feira que espera que os Estados Unidos possam realizar investimentos em projetos de transição energética no Brasil, afirmando que o novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), anunciado na sexta-feira, permite o financiamento externo de obras para fomentar a ampliação do uso de energia limpa no país.

Em live transmitida em suas redes sociais, Lula afirmou que o novo PAC estabelece que recursos financeiros direcionados para a transição energética são 'investimentos', e não 'gastos', e sinalizou que muitos países têm 'vontade' de investir no setor de energia do país.

'O (ministro da Fazenda, Fernando) Haddad mostrou para nós que é possível, através de uma transição energética e climática muito forte, a gente trazer dinheiro de fora para investimento aqui no Brasil... Espero que os Estados Unidos também estejam embutidos nesta ideia', disse Lula.

O presidente também voltou a dizer que os países ricos 'devem à humanidade' o financiamento da preservação de florestas ao redor do mundo devido aos séculos de impulsionamento da produção industrial que têm fomentado a poluição e a derrubada de árvores.

'Eles são responsáveis pela poluição do planeta muito antes de nós. Eles conseguiram derrubar todas as suas florestas muito antes de nós. Então, eles têm que contribuir financeiramente para que os outros países possam se desenvolver', disse.

Lula ainda reafirmou que a cúpula da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), realizada na semana passada em Belém, foi um sucesso e serviu para unificar os países detentores de florestas tropicais em torno de objetivos comuns a caminho da COP28, que ocorrerá nos Emirados Árabes, no final do ano.

Na cúpula, os oito países amazônicos participantes assinaram um documento, nomeado Declaração de Belém, em que concordam com uma lista de políticas e medidas unificadas para reforçar a cooperação regional, mas não chegaram a um acordo sobre uma meta comum para acabar com o desmatamento.

Lula minimizou a falta de consenso entre os participantes ao dizer que não é fácil 'encontrar um solução definitiva' e defendeu os pontos acordados na cúpula.

'Esse encontro teve como pretexto a gente preparar os países que são amazônicos para a gente levar uma proposta sobre as florestas na COP28. A gente conseguiu preparar uma proposta e conseguir uma coisa unitária.'

(Por Fernando Cardoso)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia ROD STEWART E RONNIE WOOD VOLTAM A TOCAR JUNTOS NO GLASTONBURY 2025

ROD STEWART E RONNIE WOOD VOLTAM A TOCAR JUNTOS NO GLASTONBURY 2025

Após ser homenageado na última edição do American Music Awards, Rod Stewart acaba de anunciar uma surpresa que promete emocionar os fãs de rock clássico: seu aguardado show no Festival de Glastonbury 2025 contará com a participação especial de Ronnie Wood, guitarrista dos Rolling Stones e ex-companheiro de banda no Faces.

A apresentação acontece no tradicional "Legends Slot", no domingo, 29 de junho, no palco principal de Glastonbury, e marcará o reencontro musical entre dois ícones do rock britânico.

A volta dos velhos tempos: Faces no coração do repertório

Em recente entrevista ao podcast britânico That Peter Crouch Podcast, Stewart revelou que mantém contato frequente com Ronnie Wood, com quem compartilhou o palco no final dos anos 1960 e início dos anos 1970, na banda de blues rock Faces, que também contava com o baterista Kenney Jones.

“Ainda converso com Ronnie o tempo todo. É um dos meus grandes amigos, e voltar a tocar com ele em Glastonbury será como reviver os velhos tempos”, disse o cantor.

Com essa declaração, os fãs podem esperar por clássicos como “Stay With Me” e “Ooh La La” na setlist — músicas marcadas pela parceria entre Stewart e Wood no auge da banda.

Rod Stewart no Glastonbury: show mais esperado da edição 2025

Aos 80 anos, Rod Stewart fará sua estreia no slot de lendas de Glastonbury, e se junta à lista de artistas consagrados que já passaram por esse horário, como Diana Ross, Paul Simon e Kylie Minogue.

O reencontro com Ronnie Wood torna essa performance ainda mais emblemática, colocando Glastonbury 2025 no radar de todos os amantes do rock. O festival acontece entre os dias 25 e 29 de junho, em Worthy Farm, Somerset, no Reino Unido.

Homenagem emocionante no American Music Awards 2025

Antes de seu retorno triunfal ao Glastonbury, Rod Stewart foi homenageado com o Lifetime Achievement Award no American Music Awards 2025, realizado em 26 de maio no Fontainebleau Las Vegas. A cerimônia foi marcada por um momento comovente quando cinco de seus filhos — Kimberly, Sean, Ruby, Renee e Liam — subiram ao palco (na foto acima) para entregar o prêmio ao pai, surpreendendo-o e emocionando o público presente.

5 H
  1. Home
  2. noticias
  3. paises ricos tem o dever de …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.