Paloma Faith compartilha lista de livros que inspiraram sua vida e carreira
Seleção vai desde obras que marcaram a infância da artista à leituras que transformaram sua perspectiva sobre o mundo
Publicada em
Conhecida pelos hits “Only Love Can Hurt Like This” e “Make Your Own Kind of Music”, a cantora e atriz britânica Paloma Faith compartilhou em entrevista recente a lista dos livros que inspiraram sua vida e carreira. A seleção vai desde leituras que marcaram a infância da artista de 39 anos à obras que transformaram sua perspectiva sobre o mundo.
Veja também: Paloma Faith é a Artista da Semana
A lista foi compartilhada durante entrevista para o semanário britânico Radio Times, no último domingo (23/08).
A Antena 1 reuniu as principais referências citadas pela britânica na seleção abaixo:
Livros que remetem à infância
“Revolting Rhymes” (1982), coleção de poemas e contos de Roald Dahl.
“Lembro que adorava a Little Red Riding [Chapeuzinho Vermelho] em particular, porque achava muito engraçado a parte em que ela diz que puxou a pistola da calcinha”, comentou a cantora, antes de considerar que “The Boy, the Mole, the Fox and the Horse”, do britânico Charlie Mackesy, é o livro que toda criança deveria ler.
“Isso é o que todas as crianças precisam ler para salvar o mundo, porque se trata de bondade. A primeira página tem a pergunta ‘Qual é a coisa mais corajosa que você poderia fazer?’ e então a resposta é: ‘Peça ajuda’. Se você quer criar um filho [de personalidade] sólida, leia isso todas as noites”.
Livros que mudaram sua perspectiva de mundo
“Immortality” (1999), romance de Milan Kundera.
Descrito por Paloma como “um livro sobre questões existenciais”, a obra foi “um ponto crucial” na maioridade da britânica. “Eu tinha cerca de 20 anos e acho que me tornei mais adulta depois de lê-lo”, disse ela.
Leituras mais recentes
“Giovanni’s Room” (1956), romance de James Baldwin.
Para a cantora, o livro que narra uma história de amor entre dois rapazes em Paris apresenta a “descrição mais bonita do amor”.
“Se eu ainda estivesse namorando, daria a alguém”, comentou.
Livro com que presentearia qualquer pessoa no mundo
“The Other Hand” (2008), também conhecida como “Little Bee”, romance de Chris Cleave.
O livro conta a história de um solicitante de asilo nigeriano e um editor de uma revista britânica que se conheceram durante o conflito do petróleo na região Delta do Níger em 1960 e se reuniram na Inglaterra anos depois.
“É uma história realmente brilhante e reveladora sobre a disparidade entre o privilégio do mundo ocidental e o que faz alguém se tornar um refugiado ou imigrante”, disse a britânica. “É provavelmente um dos cinco livros que eu realmente derramei lágrimas ao ler”.
Próximo da lista de leitura
“Queenie”, romance de estreia da escritora britânica Candice Carty-Williams. Publicado em 2019, o livro narra “a vida e os amores” da protagonista de nome homônimo, uma britânica-jamaicana de 25 anos. A obra recebeu críticas positivas de veículos como The Guardian e a Publishers Weekly.
SALA DE BATE PAPO