Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

PANORAMA ELEITORAL-Debate na Globo e pesquisas no sábado fecham campanha

Placeholder - loading - Presidente Jair Bolsonaro e ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva 04/10/2022 e 29/07/2022 REUTERS/Adriano Machado e Ueslei Marcelino
Presidente Jair Bolsonaro e ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva 04/10/2022 e 29/07/2022 REUTERS/Adriano Machado e Ueslei Marcelino
Ver comentários

Publicada em  

(Atualiza para incluir informação de participação de Bolsonaro em live)

Por Eduardo Simões

(Reuters) - O debate na TV Globo, na noite desta sexta-feira, e uma avalanche de pesquisas eleitorais no sábado marcarão o final da campanha para o segundo turno da eleição presidencial, marcado para o próximo domingo, entre Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL).

O ex-presidente não tem, por ora, previsão de agendas de campanha nesta sexta e deve dedicar o dia para se preparar para o debate na Globo, marcado para 21h30 e tradicionalmente um momento-chave das campanhas eleitorais no Brasil. Bolsonaro, por sua vez, participará de uma live ao meio-dia antes do duelo com Lula.

Após o debate, vários institutos de pesquisa divulgarão no sábado levantamentos sobre a corrida ao Palácio do Planalto que podem sinalizar o resultado que sairá das urnas na noite de domingo, embora os institutos ainda estejam sob críticas por terem subestimado a votação de Bolsonaro no primeiro turno nas pesquisas divulgadas na véspera do pleito.

Veja abaixo destaques do cenário eleitoral.

DEBATE NA GLOBO

Lula e Bolsonaro terão nesta noite o último confronto direto antes de mais de 150 milhões de eleitores irem às urnas no domingo decidir quem comandará o Brasil a partir de 1º de janeiro do ano que vem.

O debate na emissora de maior audiência do país é tradicionalmente um dos momentos cruciais das campanhas eleitorais brasileiras e uma das últimas chances de ambos de atrair parte da pequena parcela de indecisos apontada nas pesquisas.

Não há nada previsto na agenda de campanha de Lula além do debate. Bolsonaro, por sua vez, participará de uma live ao meio-dia com o influenciador digital da área de finanças Thiago Nigro, antes de comparecer ao confronto com o petista.

DATAFOLHA

Em suas penúltimas pesquisas antes do segundo turno, Datafolha e AtlasIntel mostraram um cenário estável na corrida presidencial, com poucas mudanças e manutenção da vantagem de Lula sobre Bolsonaro.

De acordo com o Datafolha, Lula tem 49% das intenções de voto contra 44% de Bolsonaro. O petista manteve o mesmo patamar do levantamento anterior do instituto, ao passo que o candidato à reeleição oscilou um ponto para baixo, dentro da margem de erro que é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.

O AtlasIntel apontou Lula com 52,4% contra 46% de Bolsonaro. Ambos tiveram pequena variação em relação à pesquisa anterior do instituto, que coleta respostas online, dentro da margem de erro do levantamento, que é de 1 ponto percentual para mais ou para menos.

Datafolha e AtlasIntel voltarão a divulgar pesquisas sobre o segundo turno da eleição presidencial no sábado, véspera do pleito, assim como Ipec, Genial/Quaest e CNT/MDA.

CARTA PELA RESPONSABILIDADE FISCAL

Na quinta, a campanha de Lula divulgou uma carta aberta do petista na qual ele afirma, entre outros pontos, que vai aliar responsabilidade fiscal, social e desenvolvimento sustentável para governar o país.

O documento remete à 'Carta ao Povo Brasileiro' divulgada por Lula na campanha de 2002 com promessa de governar com responsabilidade fiscal, em um aceno ao mercado financeiro. Fontes da campanha, no entanto, afirmam que essa não é a intenção.

A carta faz um resumo das propostas que Lula tem apresentado ao longo da campanha em diversas áreas, de emprego e crescimento a controle de armas, em 13 pontos.

ATÉ O FIM

Atrás nas pesquisas de intenção de voto, Bolsonaro fez um apelo aos seus apoiadores na quinta para que trabalhem para conquistar votos até o horário de encerramento da votação do segundo turno, no domingo, apesar de restrição imposta pela legislação eleitoral.

Pela legislação eleitoral é proibido promover candidatos ou pedir votos a eleitores que se dirigem à seção eleitoral no dia da votação, constituindo boca de urna, um crime com pena de detenção de seis meses a um ano e multa em valor que pode chegar a cerca de 15 mil reais.

Bolsonaro também aproveitou sua live semanal para, mais uma vez, lançar dúvidas sobre as pesquisas eleitorais, valendo-se de divergências constatadas no primeiro turno entre os levantamentos e os resultados das urnas. Ele disse acreditar que está em patamar superior ao demonstrado pelas pesquisas mais recentes.

PRÓXIMAS PESQUISAS ELEITORAIS

CNT/MDA - 29 de outubro, sábado

AtlasIntel - 29 de outubro, sábado

Genial/Quaest - 29 de outubro, sábado

Datafolha - 29 de outubro, sábado

Ipec - 29 de outubro, sábado

ÚLTIMAS PESQUISAS DIVULGADAS

DATAFOLHA

Divulgada em 27 de outubro

Margem de erro: 2 pontos percentuais

Lula (PT): 49%

Bolsonaro (PL): 44%

Brancos e nulos: 5%

Indecisos: 2%

ATLASINTEL

Divulgada em 27 de outubro

Margem de erro: 1 ponto percentual

Lula (PT): 52,4%

Bolsonaro (PL): 46%

Brancos, nulos e indecisos: 1,6%

GENIAL/QUAEST

Divulgada em 26 de outubro

Margem de erro: 2 pontos percentuais

Lula (PT): 48%

Bolsonaro (PL): 42%

Brancos e nulos: 5%

Indecisos: 5%

PODERDATA

Divulgada em 26 de outubro

Margem de erro: 1,5 ponto percentual

Lula (PT): 49%

Bolsonaro (PL): 44%

Brancos e nulos: 5%

Indecisos: 2%

IPESPE

Divulgada em 25 de outubro

Margem de erro: 3 pontos percentuais

Lula (PT): 50%

Bolsonaro (PL): 44%

Brancos e nulos: 4%

Indecisos: 2%

IPEC

Divulgada em 24 de outubro

Margem de erro: 2 pontos percentuais

Lula (PT): 50%

Bolsonaro (PL): 43%

Brancos e nulos: 5%

Indecisos: 2%

CNT/MDA

Divulgada em 17 de outubro

Margem de erro: 2,2 pontos percentuais

Lula (PT): 48,1%

Bolsonaro (PL): 41,8%

Brancos e nulos: 6%

Indecisos: 4,1%

XP/IPESPE

Divulgada em 14 de outubro

Margem de erro: 2,2 pontos percentuais

Lula (PT): 49%

Bolsonaro (PL): 43%

Brancos e nulos: 4%

Indecisos: 4%

(Reportagem adicional de Fernando Cardoso)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia BRUNO MARS QUEBRA RECORDE HISTÓRICO NO STREAMING GLOBAL

BRUNO MARS QUEBRA RECORDE HISTÓRICO NO STREAMING GLOBAL

Bruno Mars acaba de escrever mais um capítulo na história da música digital e assumir de vez o posto de Rei do Streaming. O cantor se tornou o primeiro artista da história a atingir 150 milhões de ouvintes mensais no Spotify, feito impulsionado por seu catálogo repleto de hits atemporais e colaborações estratégicas — mesmo sem lançar um álbum solo desde 24K Magic (2016). A marca consolida sua posição como um dos artistas mais influentes e ouvidos da era digital.

Sucesso absoluto no Spotify: números que impressionam

A trajetória de Bruno Mars no Spotify é marcada por recordes e feitos inéditos. Além do marco dos 150 milhões de ouvintes mensais, ele também quebrou o recorde de música mais rápida a atingir 1 bilhão de streams com a faixa "Die With A Smile", em parceria com Lady Gaga, que atingiu o número em apenas 96 dias.

Outro destaque é o clássico "Just The Way You Are", que acumula 2,39 bilhões de streams e é a música mais ouvida da carreira de Bruno Mars na plataforma. Em uma única semana, a faixa somou 132,2 milhões de streams, estabelecendo outro recorde de audiência semanal.

Um artista completo: do Elvis mirim ao Rei do Streaming

Antes de dominar o mundo com seus hits dançantes e baladas inesquecíveis, Bruno Mars era apenas um garoto havaiano que encantava plateias imitando Elvis Presley. Seu talento precoce e carisma nos palcos renderam-lhe o apelido de "Elvis mirim", e ele chegou a se apresentar como o icônico Rei do Rock em shows locais e até em filmes.

Décadas depois, o menino que cresceu idolatrando Elvis conquistou seu próprio trono — não o do rock, mas o do streaming. Se Presley foi o símbolo máximo da era do vinil e das performances ao vivo, Bruno Mars é hoje o nome mais forte da era digital, com recordes inéditos nas principais plataformas e uma base global de ouvintes que cresce a cada hit.

21 H
  1. Home
  2. noticias
  3. panorama eleitoral debate na …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.