PANORAMA ELEITORAL-Rescaldo de debate e novas pesquisas estarão sob holofotes
Publicada em
Por Eduardo Simões
(Reuters) - O rescaldo do primeiro debate do segundo turno das eleições presidenciais, realizado na noite de domingo nos estúdios da Band TV, juntamente com pesquisas CNT/MDA e Ipec estarão sob os holofotes nesta segunda-feira.
Na agenda dos dois postulantes ao Palácio do Planalto, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fará uma caminhada e terá um encontro religioso em São Paulo, enquanto Jair Bolsonaro (PL) permanecerá em Brasília, depois de pela manhã dar entrevista a uma rádio do Rio de Janeiro na qual voltou a levantar suspeitas infundadas sobre as urnas eletrônicas.
Veja abaixo destaques do cenário eleitoral.
PANDEMIA VS CORRUPÇÃO
No primeiro confronto direto do segundo turno, realizado em pool por Band TV, TV Cultura, Folha de S.Paulo e UOL na noite de domingo, Lula buscou explorar a reação de Bolsonaro à pandemia de Covid-19, enquanto o candidato à reeleição centrou fogo nos escândalos de corrupção na Petrobras durante os governos petistas.
Na campanha de Bolsonaro, segundo duas fontes, a avaliação foi que o candidato à reeleição teve o seu melhor desempenho em debates até o momento durante a corrida eleitoral. Ainda assim, as fontes ainda não sabiam avaliar se a atuação do presidente será capaz de conquistar votos para encurtar a vantagem de Lula.
Já para Edinho Silva, coordenador de comunicação da campanha do Lula, o ex-presidente se saiu bem e não caiu na armadilha de Bolsonaro de puxá-lo para um debate ideológico.
NOVAS PESQUISAS
Levantamento do instituto MDA, para a Confederação Nacional do Transporte (CNT), será divulgado às 11h desta segunda, e no final da tarde será a vez de uma nova sondagem do Ipec sobre a disputa entre Lula e Bolsonaro pelo Palácio do Planalto.
Na semana passada, as pesquisas mostraram estabilidade na disputa, com manutenção da vantagem de Lula, que já ficou à frente do rival por uma margem de cerca de 6 milhões na primeira rodada de votação realizada no dia 2 de outubro.
URNAS DE NOVO
Bolsonaro permanecerá em Brasília nesta segunda e, pela manhã, deu entrevista à Super Rádio Tupi, do Rio de Janeiro, na qual voltou a levantar suspeitas sem fundamento e repetiu alegações falsas sobre as urnas eletrônicas e o sistema de votação.
O presidente disse novamente, e de forma incorreta, que o sistema não pode ser auditado e afirmou que as Forças Armadas estão trabalhando na análise do primeiro turno da eleição, ocorrido há mais de duas semanas. Observadores locais e internacionais atestaram a lisura do pleito após a votação de 2 de outubro.
A agenda de Bolsonaro também prevê o encontro do presidente com cantores sertanejos no início da tarde, em evento inicialmente previsto para a semana passada, mas posteriormente cancelado.
PADRES E FREIRAS
Depois de fazer uma caminhada no bairro paulistano de São Mateus, ao meio-dia, Lula terá nesta segunda um encontro com padres de freiras em São Paulo, em mais um indicativo do relevo que a religião ganhou na campanha presidencial deste ano.
Lula, que é católico, estará acompanhado no encontro de seu candidato a vice, o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSB), que é católico fervoroso, e da candidata do MDB no primeiro turno da eleição presidencial Simone Tebet, a terceira mais votada no dia 2 de outubro e que declarou apoio a Lula no segundo turno da disputa.
As pesquisas têm mostrado vantagem de Bolsonaro sobre Lula entre os eleitores evangélicos, parcela para a qual o presidente acena com frequência ao exaltar uma agenda moral e de costumes, ao mesmo tempo que têm apontado dianteira de Lula entre os que se declaram católicos.
PRÓXIMAS PESQUISAS ELEITORAIS
CNT/MDA - 17 de outubro, segunda-feira
Ipec - 17 de outubro, segunda-feira
Ipespe - 18 de outubro, terça-feira
PoderData - 19 de outubro, quarta-feira
Genial/Quaest - 19 de outubro, quarta-feira
Datafolha - 19 de outubro, quarta-feira
ÚLTIMAS PESQUISAS DIVULGADAS
DATAFOLHA
Divulgada em 14 de outubro
Margem de erro: 2 pontos percentuais
Lula (PT): 49%
Bolsonaro (PL): 44%
Brancos e nulos: 5%
Indecisos: 1%
XP/IPESPE
Divulgada em 14 de outubro
Margem de erro: 2,2 pontos percentuais
Lula (PT): 49%
Bolsonaro (PL): 43%
Brancos e nulos: 4%
Indecisos: 4%
GENIAL/QUAEST
Divulgada em 13 de outubro
Margem de erro: 2 pontos percentuais
Lula (PT): 49%
Bolsonaro (PL): 41%
Brancos e nulos: 6%
Indecisos: 4%
ATLASINTEL
Divulgada em 13 de outubro
Margem de erro: 1 ponto percentual
Lula (PT): 51,1%
Bolsonaro (PL): 46,5%
Brancos, nulos e indecisos: 2,4%
PODERDATA
Divulgada em 12 de outubro
Margem de erro: 1,5 ponto percentual
Lula (PT): 48%
Bolsonaro (PL): 44%
Brancos e nulos: 6%
Indecisos: 2%
IPESPE
Divulgada em 11 de outubro
Margem de erro: 3 pontos percentuais
Lula (PT): 50%
Bolsonaro (PL): 43%
Brancos e nulos: 4%
Indecisos: 2%
IPEC
Divulgada em 10 de outubro
Margem de erro: 2 pontos percentuais
Lula (PT): 51%
Bolsonaro (PL): 42%
Brancos e nulos: 5%
Indecisos: 2%
(Reportagem adicional de Fernando Cardoso)
Escrito por Reuters
SALA DE BATE PAPO