Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Papa expulsa ex-bispo acusado de abusos, diz Igreja belga

Placeholder - loading - Papa Francisco conduz a oração do Angelus de janela, no Vaticano 03/03/2024 REUTERS/Guglielmo Mangiapane
Papa Francisco conduz a oração do Angelus de janela, no Vaticano 03/03/2024 REUTERS/Guglielmo Mangiapane
Ver comentários

Publicada em  

BRUXELAS (Reuters) - O papa excomungou do sacerdócio um ex-bispo belga que admitiu, há mais de uma década, ter abusado sexualmente de dois sobrinhos, informou nesta quinta-feira a Igreja na Bélgica.

Roger Vangheluwe, de 87 anos, renunciou do posto de bispo de Bruges em 2010, após admitir que abusou de um sobrinho por 13 anos. Um ano depois, assumiu que também abusou de um segundo sobrinho, mas disse que não se considerava um pedófilo.

Promotores belgas afirmaram na época que o abuso ocorrera há muito tempo e já não era possível acusar Vangheluwe criminalmente. O ministro da Justiça pediu que o Vaticano impusesse uma punição exemplar a ele.

A Igreja Católica na Bélgica anunciou nesta quinta-feira que o papa removeu o status clerical de Vangheluwe.

O primeiro-ministro do país, Alexander De Croo, disse que o governo belga pressionou o Vaticano para que agisse rapidamente.

'Essa é a decisão correta. Veio tarde, mas é um passo necessário para as vítimas em busca de justiça', afirmou De Croo na rede social X.

A Igreja belga afirmou que seus bispos pediram a expulsão do colega repetidas vezes, e consideravam 'vergonhoso' que ele permanecesse como bispo e padre, mesmo sob rigorosas restrições.

A Igreja anunciou que ele permanecerá na abadia na qual atualmente vive e que o ex-bispo permanece em isolamento.

A Igreja Católica Romana tem sido abalada por casos de abuso sexual por parte de sacerdotes em todo o mundo. O papa Francisco tenta restaurar a ordem, mas críticos afirmam que poderia ter feito mais para punir parte do clero acusada de abusos e ajudar as vítimas.

(Reportagem de Philip Blenkinsop)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia OS MOMENTOS MARCANTES DO MET GALA 2025

OS MOMENTOS MARCANTES DO MET GALA 2025

O Met Gala 2025, conhecido como o Oscar da Moda, aconteceu na noite de 5 de maio no icônico Metropolitan Museum of Art, em Nova York, e trouxe à tona um dos temas mais potentes dos últimos anos: “Feito sob Medida para Você”, em conexão com a nova exposição do Instituto do Figurino, “Superfine: Tailoring Black Style” (Superfino: A Alfaiataria do Estilo Negro), uma celebração da alfaiataria afrodescendente e da estética do dandismo negro.

O evento foi co-presidido por Pharrell Williams, A$AP Rocky, Lewis Hamilton, Colman Domingo e a eterna curadora Anna Wintour, com LeBron James como presidente honorário. A proposta deste ano reforçou a valorização da identidade negra por meio da moda, destacando a sofisticação, resistência e elegância das comunidades afrodescendentes ao longo da história.

O que acontece durante a cerimônia do Met Gala

Após o glamouroso tapete vermelho, onde celebridades exibem trajes criados especialmente para o tema do ano, os convidados do Met Gala participam de um jantar formal, seguido pela abertura exclusiva da exposição de moda no The Costume Institute do Metropolitan Museum. O evento também inclui discursos, apresentações musicais e momentos de confraternização entre os maiores nomes da música, moda, cinema, arte e cultura contemporânea. Diferente de premiações tradicionais, não há entrega de prêmios: o foco está no encontro de grandes criadores e ícones em torno da arte e da moda como expressão cultural.

Diana Ross, Madonna e Rihanna dominam os holofotes com aparições icônicas

Três momentos marcaram fortemente o tapete vermelho do Met Gala 2025, concentrando a atenção da imprensa internacional:

O significado por trás do tema "Superfine: Tailoring Black Style"

O tema do Met Gala 2025 explorou como a moda negra, especialmente o dandismo e a alfaiataria refinada, tem sido historicamente uma forma de afirmação cultural e resistência política. A exposição correspondente investiga como desde o século XVIII, a moda tem servido como ferramenta de subversão e construção de narrativas negras no Ocidente.

Um Met Gala histórico para a moda e a cultura negra

Com um dos temas mais socialmente engajados da década, o Met Gala 2025 ficará marcado como um divisor de águas na forma como a moda celebra e amplifica vozes negras. Da gravidez de Rihanna à presença inesperada de Madonna, a edição deste ano reafirmou a importância do evento como palco de arte, ativismo e espetáculo.

5 H
  1. Home
  2. noticias
  3. papa expulsa ex bispo acusado …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.