Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Papa Francisco continua em situação crítica e tem problema renal 'leve', diz Vaticano

Placeholder - loading - Argentinos rezam em missa pela saúde do papa Francisco em Buenos Aires 23/02/2025 REUTERS/Pedro Lazaro Fernandez
Argentinos rezam em missa pela saúde do papa Francisco em Buenos Aires 23/02/2025 REUTERS/Pedro Lazaro Fernandez
Ver comentários

Publicada em  

Atualizada em  

CIDADE DO VATICANO (Reuters) - O papa Francisco, que está lutando contra uma pneumonia dupla, permanece em estado crítico pelo segundo dia consecutivo e mostrou uma 'insuficiência inicial e leve' em sua função renal, afirmou o Vaticano neste domingo.

O prognóstico para o papa de 88 anos, que precisou de uma transfusão de duas unidades de sangue no sábado, depois de passar por uma 'crise respiratória prolongada semelhante à asma', permanece 'reservado', de acordo com a última atualização médica.

Francisco foi internado no hospital Gemelli, em Roma, em 14 de fevereiro. O Vaticano descreveu sua condição como crítica pela primeira vez no sábado.

'A condição do Santo Padre continua crítica; no entanto, desde a noite passada, ele não teve mais crises respiratórias', disse o Vaticano no domingo.

Os exames de sangue também indicaram 'uma leve insuficiência renal inicial, que está atualmente sob controle', disse o Vaticano, referindo-se ao funcionamento dos rins.

'A complexidade do quadro clínico e a espera necessária para que as terapias farmacológicas mostrem algum efeito exigem que o prognóstico permaneça cauteloso', disse a declaração.

A declaração descreveu o papa como 'alerta e bem orientado' e disse que ele estava recebendo 'oxigenoterapia de alto fluxo' por meio de um tubo sob o nariz.

O Vaticano descreveu a pneumonia do papa como 'complexa', dizendo que ela está sendo causada por dois ou mais microorganismos.

Francisco, que é papa desde 2013, tem sofrido com problemas de saúde nos últimos dois anos. Ele é particularmente propenso a infecções pulmonares porque desenvolveu pleurisia quando era um jovem adulto e teve parte de um pulmão removido.

O Vaticano disse no sábado que o papa precisou das transfusões de sangue porque os exames mostraram que ele tinha uma contagem baixa de plaquetas, o que está associado à anemia.

No domingo, o Vaticano disse que a transfusão tinha mostrado benefícios e resultou em um aumento nos níveis de hemoglobina do papa, uma proteína que ajuda a transportar oxigênio no corpo.

Também disse que seus níveis de plaquetas permaneceram estáveis.

PEREGRINOS REZAM PELO PAPA

Perto do Vaticano, os peregrinos expressaram preocupação com o papa.

'Estou muito, muito triste', disse Elvira Romana, da Itália. 'Não sei como você pode continuar normalmente neste momento.'

Matteo Licari, da Sardenha, disse que estava 'extremamente preocupado'. 'Esperemos que ele possa continuar vivendo', disse Licari. 'Estamos esperando que ele volte para cá.'

Do lado de fora do hospital Gemelli, as pessoas se reuniram para rezar perto de uma estátua do falecido Papa João Paulo II, que foi tratado na instituição muitas vezes durante seu longo papado.

As pessoas deixaram flores e bilhetes para Francisco e acenderam velas na base do memorial do falecido papa.

Em uma mensagem escrita para sua oração habitual de domingo na Praça de São Pedro, que o papa não pôde ler pela segunda semana consecutiva, Francisco disse que estava continuando 'confiantemente' com seu tratamento no hospital.

Ele agradeceu a seus médicos e às pessoas que lhe enviaram mensagens de apoio.

O arcebispo Rino Fisichella, uma autoridade sênior do Vaticano, disse aos participantes de uma missa na Basílica de São Pedro na manhã de domingo que eles deveriam fazer suas orações por Francisco 'mais fortes e mais intensas'.

A Diocese de Roma, que o papa lidera, realizou uma missa especial na noite de domingo para rezar por Francisco, para que ele tenha 'a força necessária para superar esse momento de provação'.

(Reportagem de Joshua McElwee, Crispian Balmer e Claudia Chieppa)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia OS MOMENTOS MARCANTES DO MET GALA 2025

OS MOMENTOS MARCANTES DO MET GALA 2025

O Met Gala 2025, conhecido como o Oscar da Moda, aconteceu na noite de 5 de maio no icônico Metropolitan Museum of Art, em Nova York, e trouxe à tona um dos temas mais potentes dos últimos anos: “Feito sob Medida para Você”, em conexão com a nova exposição do Instituto do Figurino, “Superfine: Tailoring Black Style” (Superfino: A Alfaiataria do Estilo Negro), uma celebração da alfaiataria afrodescendente e da estética do dandismo negro.

O evento foi co-presidido por Pharrell Williams, A$AP Rocky, Lewis Hamilton, Colman Domingo e a eterna curadora Anna Wintour, com LeBron James como presidente honorário. A proposta deste ano reforçou a valorização da identidade negra por meio da moda, destacando a sofisticação, resistência e elegância das comunidades afrodescendentes ao longo da história.

O que acontece durante a cerimônia do Met Gala

Após o glamouroso tapete vermelho, onde celebridades exibem trajes criados especialmente para o tema do ano, os convidados do Met Gala participam de um jantar formal, seguido pela abertura exclusiva da exposição de moda no The Costume Institute do Metropolitan Museum. O evento também inclui discursos, apresentações musicais e momentos de confraternização entre os maiores nomes da música, moda, cinema, arte e cultura contemporânea. Diferente de premiações tradicionais, não há entrega de prêmios: o foco está no encontro de grandes criadores e ícones em torno da arte e da moda como expressão cultural.

Diana Ross, Madonna e Rihanna dominam os holofotes com aparições icônicas

Três momentos marcaram fortemente o tapete vermelho do Met Gala 2025, concentrando a atenção da imprensa internacional:

O significado por trás do tema "Superfine: Tailoring Black Style"

O tema do Met Gala 2025 explorou como a moda negra, especialmente o dandismo e a alfaiataria refinada, tem sido historicamente uma forma de afirmação cultural e resistência política. A exposição correspondente investiga como desde o século XVIII, a moda tem servido como ferramenta de subversão e construção de narrativas negras no Ocidente.

Um Met Gala histórico para a moda e a cultura negra

Com um dos temas mais socialmente engajados da década, o Met Gala 2025 ficará marcado como um divisor de águas na forma como a moda celebra e amplifica vozes negras. Da gravidez de Rihanna à presença inesperada de Madonna, a edição deste ano reafirmou a importância do evento como palco de arte, ativismo e espetáculo.

3 H
  1. Home
  2. noticias
  3. papa francisco continua em …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.