Papa Francisco dá novo cargo a ex-assessor de Bento 16 após desentendimento
Publicada em
CIDADE DO VATICANO (Reuters) - O papa Francisco deu um novo cargo ao ex-secretário do falecido papa Bento 16, em um aparente sinal de reconciliação após ter se desentendido publicamente com ele.
O arcebispo Georg Gaenswein foi nomeado 'núncio', ou embaixador do Vaticano, na Lituânia, Estônia e Letônia, informou a assessoria de imprensa do Vaticano em comunicado nesta segunda-feira.
Em junho de 2023, Francisco ordenou que Gaenswein deixasse o Vaticano e retornasse à sua terra natal, a Alemanha, sem nenhuma nova designação, no que foi amplamente visto como uma afronta.
Em um livro publicado neste ano, Francisco confirmou que teve um relacionamento difícil com Gaenswein enquanto o alemão servia como assessor de Bento 16.
Ele mencionou em particular o livro de memórias que o arcebispo lançou logo após o enterro de Bento em janeiro de 2023, que continha fortes críticas a Francisco.
'Publicar um livro que me critica no dia do funeral, dizendo coisas que não são verdadeiras, é muito triste', disse Francisco.
Francisco e Bento viveram juntos no Vaticano durante o período chamado de 'dois papas', iniciado em 2013 quando Bento renunciou -- o primeiro pontífice a fazê-lo em cerca de 600 anos.
(Por Alvise Armellini)
Escrito por Reuters
SALA DE BATE PAPO