Papa Francisco diz que Terra está 'doente' em novo alerta sobre mudanças climáticas
Publicada em
CIDADE DO VATICANO (Reuters) - O papa Francisco pediu na sexta-feira que as pessoas em todo o mundo protejam melhor o meio ambiente, antes de uma viagem de 12 dias ao Sudeste Asiático na próxima semana, na qual se espera que o pontífice exija uma ação global sobre as mudanças climáticas.
'Se medirmos a temperatura do planeta, isso nos dirá que a Terra está com febre. E ela está doente', disse o pontífice em uma mensagem de vídeo. 'Precisamos nos comprometer com ... a proteção da natureza, mudando nossos hábitos pessoais e comunitários.'
Francisco lança uma mensagem de vídeo a cada mês para anunciar suas intenções de oração para aquele mês. A intenção para setembro é 'pelo clamor da Terra'.
O líder de 87 anos da Igreja Católica mundial parte na segunda-feira para visitar Indonésia, Papua Nova Guiné, Timor Leste e Cingapura.
Francisco tem enfatizado a importância das questões ambientais ao longo de seus 11 anos de papado. Cada um dos países em sua turnê de 2 a 13 de setembro está enfrentando os perigos do aquecimento do clima global, incluindo o aumento do nível do mar e ondas de calor e tufões cada vez mais graves e imprevisíveis.
Em seu vídeo, Francisco disse que as mudanças climáticas exigem ações 'não apenas ecológicas, mas também sociais, econômicas e políticas'.
'Os que mais sofrem com as consequências desses desastres são os pobres, aqueles que são forçados a deixar suas casas por causa de enchentes, ondas de calor ou secas', afirmou o papa.
(Reportagem de Joshua McElwee)
Escrito por Reuters
SALA DE BATE PAPO