Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Papa Francisco morreu rapidamente e sem sofrimento, diz médico

Placeholder - loading - Corpo do papa Francisco sendo transferido para Basílica de São Pedro  23/4/2025    REUTERS/Claudia Greco
Corpo do papa Francisco sendo transferido para Basílica de São Pedro 23/4/2025 REUTERS/Claudia Greco
Ver comentários

Publicada em  

Por Joshua McElwee

CIDADE DO VATICANO, 24 Abr (Reuters) - O papa Francisco morreu rapidamente na manhã de segunda-feira, vítima de um derrame inesperado, sem sentir dores excessivas, e não havia nada que os médicos pudessem ter feito para salvar sua vida, disse o chefe da equipe médica do pontífice em entrevistas publicadas nesta quinta-feira.

Sergio Alfieri, médico do hospital Gemelli, em Roma, supervisionou o tratamento do papa durante uma internação de cinco semanas, enquanto Francisco lutava contra uma pneumonia dupla no início deste ano.

Alfieri disse que recebeu um telefonema por volta das 5h30 da manhã de segunda-feira para ir rapidamente ao Vaticano e chegou cerca de 20 minutos depois.

'Entrei em seu quarto e ele (Francisco) estava com os olhos abertos', contou o médico ao jornal Corriere della Sera. 'Confirmei que não havia problemas respiratórios. Tentei chamá-lo pelo nome, mas ele não me respondeu.'

'Naquele momento, eu soube que não havia mais nada a fazer', disse Alfieri. 'Ele estava em coma.'

Em uma entrevista separada ao La Repubblica, Alfieri afirmou que algumas autoridades que estavam presentes com o papa sugeriram transferi-lo imediatamente de volta ao hospital.

'Ele teria morrido no caminho', disse o médico. 'Fazendo uma tomografia, teríamos um diagnóstico mais exato, mas nada mais. Foi um daqueles derrames que, em uma hora, te levam embora.'

Francisco tinha 88 anos e quase morreu lutando contra uma pneumonia, mas sua morte foi um choque. No dia anterior, ele apareceu na Praça de São Pedro em um papamóvel a céu aberto para saudar a multidão em festa no Domingo de Páscoa, sugerindo que sua convalescença estava indo bem.

PAPA CONTINUOU TRABALHANDO

Após o retorno de Francisco ao Vaticano em 23 de março, depois de uma internação de 38 dias, Alfieri e os outros médicos do papa prescreveram-lhe um período de repouso de dois meses para permitir que seu corpo se recuperasse.

Francisco, conhecido por se esforçar ao máximo, continuou trabalhando. Encontrou-se brevemente com o vice-presidente dos EUA, J.D. Vance, no Domingo de Páscoa, e visitou uma prisão em Roma em 17 de abril, Quinta-feira Santa, para desejar felicidades aos detentos.

Alfieri disse que o papa ouviu os conselhos dos médicos e não se esforçou demais. 'Ele (era) o papa', declarou o médico ao Corriere. 'Voltar ao trabalho fazia parte do seu tratamento e ele nunca esteve exposto a perigos.'

O médico disse que viu Francisco pela última vez na tarde de sábado. 'Ele estava muito bem', afirmou Alfieri, que contou ter presenteado o papa com uma torta, de um sabor que ele sabia que o pontífice gostava.

Ele contou que o papa disse: 'Estou muito bem, comecei a trabalhar novamente e estou gostando.'

'Sabíamos que ele queria voltar para casa e ser papa até o último momento', disse o médico. 'Ele não nos decepcionou.'

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia SHOWS DE NORAH JONES NO BRASIL CELEBRAM BOA FASE DA CANTORA

SHOWS DE NORAH JONES NO BRASIL CELEBRAM BOA FASE DA CANTORA

Prestes a iniciar sua quinta passagem pelo Brasil, Norah Jones vive um dos momentos mais inspirados de sua carreira. Após conquistar o Grammy de Melhor Álbum Vocal Pop Tradicional com Visions, lançado em março de 2024, a artista reafirma seu espaço como uma das vozes mais singulares e consistentes da música contemporânea.

Norah Jones vive novo auge criativo com “Visions”

Produzido em parceria com Leon Michels, Visions apresenta uma fusão elegante de jazz contemporâneo, soul e baladas suaves, reafirmando o estilo inconfundível de Norah. Entre as faixas mais ouvidas nas plataformas de streaming estão “Running”, “Staring at the Wall” e “Paradise”, que estarão no repertório da turnê.

Além do novo álbum, Norah Jones também se destacou recentemente com seu podcast Playing Along, onde conversa com músicos sobre criação artística. O projeto vem ampliando sua base de fãs e aproximando a artista de um público mais jovem, sem perder a essência que marcou sua trajetória desde o sucesso de Come Away With Me (2002).

A herança musical familiar

Filha do lendário músico indiano Ravi Shankar, Norah carrega uma herança musical diversa e profundamente enraizada em tradições do mundo todo. Embora tenha seguido um caminho distinto ao do pai, seu domínio do piano, sua habilidade como compositora e sua busca por autenticidade refletem uma sensibilidade herdada e cultivada ao longo da vida.

A relação de Norah Jones com o Brasil

A conexão da artista com o Brasil vai além da música. Sua mãe, a produtora e dançarina Sue Jones, morou no Rio de Janeiro durante os anos 1960, período em que teve contato próximo com a cena artística brasileira e desenvolveu um forte apreço pela cultura local — algo que Norah cresceu ouvindo em casa e que influencia sua visão musical até hoje. Essa forte relação emocional tem sido parte da experiência da artista com o público local.

“Sinto que o público brasileiro escuta com o coração”, disse Norah em recente entrevista. “Sempre me emocionei aqui.”

Um novo reencontro com os fãs brasileiros

Norah retorna ao país com apresentações marcadas em São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba, celebrando não apenas seu novo trabalho, mas também o reencontro com um público que a acompanha desde os tempos de Come Away With Me, seu icônico álbum de estreia de 2002.

Datas e Locais:

1 D
  1. Home
  2. noticias
  3. papa francisco morreu …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.