Paquistão escolherá líder interino para supervisionar eleições gerais
Publicada em
Por Asif Shahzad
ISLAMABAD (Reuters) - O primeiro-ministro de saída do Paquistão, Shehbaz Sharif, e o líder da oposição se reunirão nesta quinta-feira para escolher um líder interino para supervisionar as eleições gerais marcadas para novembro, disse uma autoridade do governo.
Sharif e o líder da oposição, Raja Riaz, se encontrarão à tarde, afirmou representante do gabinete do primeiro-ministro, que não quis ser identificado enquanto aguarda o anúncio da reunião.
Segundo a constituição, os dois têm três dias para chegar a um acordo sobre um interino. Se não conseguirem, a decisão irá para um comitê parlamentar e, se não houver definição, a Comissão Eleitoral do Paquistão decidirá.
A câmara baixa do Parlamento foi dissolvida na quarta-feira, três dias antes do fim de seu mandato de cinco anos em 12 de agosto.
Uma eleição geral no país do sul da Ásia de 241 milhões de pessoas deve ser realizada em 90 dias, mas pode ser adiada por vários meses porque a comissão eleitoral precisa redesenhar os limites de centenas de distritos eleitorais com base em novos dados do censo.
Qualquer adiamento pode alimentar a raiva da população e aumentar a incerteza no país com armas nucleares, dizem analistas.
Sharif liderou um governo de coalizão de quase uma dúzia de partidos depois que eles barraram seu antecessor, Imran Khan, cujo partido venceu a última eleição em 2018, em um voto de desconfiança no Parlamento no ano passado.
Khan está no centro de meses de turbulência política desde que foi deposto, levantando novas preocupações sobre a estabilidade. Desde então, ele foi preso em conexão com um caso de corrupção e, como resultado, está impedido de participar de eleição por cinco anos.
Escrito por Reuters
SALA DE BATE PAPO