Para que servem os pesadelos?
Renomada pesquisadora da América do Norte esclarece questões relacionadas ao sono
Publicada em
De acordo com publicação do jornal argentino Clarín, os sonhos ruins podem ter uma função importante. Lembrando que o sono é considerado o quarto pilar da saúde humana junto com a dieta, o exercício e a higiene.
Aliás, você sabia que o cérebro é estimulado por novidades? Em contrapartida a rotina é benéfica ao órgão. A dica, de modo geral, visando a qualidade do sono, é ter o hábito de dormir em um quatro fresco, escuro, e silencioso, assim, essa parte importante do corpo humano se mantém sempre ativa, aprendendo e consolidando o aprendizado na memória, onde as lembranças anteriores se relacionam com as coisas novas.
Segundo a profissional, esses sonhos com teor negativo são aprendizagens emocionais, e são um meio de treinamento para a vida real, de treinar as emoções humanas, propriamente. Também, estão associados à criatividade e ao processo de codificação das emoções na formação de novas conexões neurais.
Então, pode-se dizer que tal tipo de experiência faz as pessoas mais sábias. Já que as fases REM do sono, nas quais ocorrem os pesadelos, são as de aprendizagem emocional. Os sonhos ruins nada mais são do que simulações, mesmo que pequenas ou absurdas, mas as emoções sentidas ao longo desse processo são, de fato, reais e capazes de treinar os indivíduos para os acontecimentos.
SALA DE BATE PAPO