Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Parlamentares elogiam Suprema Corte por manter proibição do TikTok nos EUA

Placeholder - loading - Celular com o logotipo do TikTok é visto próximo da Suprema Corte dos EUA 17/01/2025 REUTERS/Carlos Barria/Foto ilustrativa
Celular com o logotipo do TikTok é visto próximo da Suprema Corte dos EUA 17/01/2025 REUTERS/Carlos Barria/Foto ilustrativa
Ver comentários

Publicada em  

Por Alexandra Alper e David Shepardson

WASHINGTON (Reuters) - Parlamentares de ambos os lados do espectro político, elogiaram nesta sexta-feira a decisão da Suprema Corte que manteve uma lei que dá à popular rede social chinesa TikTok até domingo para que seja comprada por uma empresa norte-americana, ou então será banida dos Estados Unidos.

Unanimamente, os juízes decidiram que a lei, aprovada por grande maioria bipartidária no Congresso no ano passado e sancionada pelo presidente democrata Joe Biden, não viola a Primeira Emenda da Constituição, que impede qualquer restrição do governo à liberdade de expressão.

A decisão foi uma derrota para o TikTok e para o presidente eleito, o republicano Donald Trump, que assumirá o cargo na segunda-feira e tem buscado conseguir uma solução de última hora para salvar o aplicativo, anos depois de ter lançado o primeiro plano — mal-sucedido — para proibi-lo.

“A decisão unânime da Suprema Corte é uma mensagem clara: proteger os norte-americanos com a Lei de Aplicativos Controlados por Adversários Estrangeiros é a lei na terra”, afirmou em comunicado o deputado democrata Frank Pallone, acrescentando que o “TikTok e outros aplicativos controlados por Pequim são uma grande ameaça à nossa segurança nacional”.

O senador republicano Tom Cotton também elogiou a decisão, culpando a empresa que controla o app, a ByteDance, pela iminente proibição do aplicativo nos EUA.

“A ByteDance e seus mestres comunistas chineses tiveram nove meses para vender o TikTok antes do prazo de domingo”, afirmou Cotton. “O fato de a China Comunista se recusar a permitir sua venda revela exatamente o que é o TikTok: um aplicativo-espião comunista.”

Em vídeo publicado após a decisão, o CEO do Tik Tok, Shou Zi Chew, agradeceu a Trump pelo seu empenho em “trabalhar conosco em uma solução que manteria o TikTok disponível nos Estados Unidos”.

A Embaixada Chinesa em Washington não respondeu imediatamente a um pedido para que comentasse sobre o tema.

Durante seu primeiro mandato, Trump tentou proibir e provocar o desinvestimento do TikTok, em meio a temores de que o aplicativo poderia ser usado para espionar usuários para Pequim e de que seu premiado algoritmo seria usado para censurar conteúdos.

Trump está agora conversando com seus auxiliares para tentar salvar o TikTok.

“Vamos tomar medidas para impedir que o TikTok suma”, afirmou na quinta-feira à Fox News o futuro assessor de Segurança Nacional dos EUA, o deputado Mike Waltz.

Segundo advogados, a nova lei prevê que apenas o presidente Joe Biden poderia dar ao aplicativo mais 90 dias para encontrar um comprador, mas nesta sexta-feira parece improvável que isso aconteça.

'Devido ao momento, este governo reconhece que as ações para implementar a lei cabem à próxima administração, que toma posse na segunda-feira', afirmou a Casa Branca em comunicado.

(Reportagem de Alexandra Alper e David Shepardson)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia ROD STEWART E RONNIE WOOD VOLTAM A TOCAR JUNTOS NO GLASTONBURY 2025

ROD STEWART E RONNIE WOOD VOLTAM A TOCAR JUNTOS NO GLASTONBURY 2025

Após ser homenageado na última edição do American Music Awards, Rod Stewart acaba de anunciar uma surpresa que promete emocionar os fãs de rock clássico: seu aguardado show no Festival de Glastonbury 2025 contará com a participação especial de Ronnie Wood, guitarrista dos Rolling Stones e ex-companheiro de banda no Faces.

A apresentação acontece no tradicional "Legends Slot", no domingo, 29 de junho, no palco principal de Glastonbury, e marcará o reencontro musical entre dois ícones do rock britânico.

A volta dos velhos tempos: Faces no coração do repertório

Em recente entrevista ao podcast britânico That Peter Crouch Podcast, Stewart revelou que mantém contato frequente com Ronnie Wood, com quem compartilhou o palco no final dos anos 1960 e início dos anos 1970, na banda de blues rock Faces, que também contava com o baterista Kenney Jones.

“Ainda converso com Ronnie o tempo todo. É um dos meus grandes amigos, e voltar a tocar com ele em Glastonbury será como reviver os velhos tempos”, disse o cantor.

Com essa declaração, os fãs podem esperar por clássicos como “Stay With Me” e “Ooh La La” na setlist — músicas marcadas pela parceria entre Stewart e Wood no auge da banda.

Rod Stewart no Glastonbury: show mais esperado da edição 2025

Aos 80 anos, Rod Stewart fará sua estreia no slot de lendas de Glastonbury, e se junta à lista de artistas consagrados que já passaram por esse horário, como Diana Ross, Paul Simon e Kylie Minogue.

O reencontro com Ronnie Wood torna essa performance ainda mais emblemática, colocando Glastonbury 2025 no radar de todos os amantes do rock. O festival acontece entre os dias 25 e 29 de junho, em Worthy Farm, Somerset, no Reino Unido.

Homenagem emocionante no American Music Awards 2025

Antes de seu retorno triunfal ao Glastonbury, Rod Stewart foi homenageado com o Lifetime Achievement Award no American Music Awards 2025, realizado em 26 de maio no Fontainebleau Las Vegas. A cerimônia foi marcada por um momento comovente quando cinco de seus filhos — Kimberly, Sean, Ruby, Renee e Liam — subiram ao palco (na foto acima) para entregar o prêmio ao pai, surpreendendo-o e emocionando o público presente.

10 H
  1. Home
  2. noticias
  3. parlamentares elogiam suprema …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.