Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

UE concorda em adiar Brexit e Parlamento britânico impede eleição em dezembro

Placeholder - loading - Manifestantes contra e a favor do Brexit participam de protestos em frente ao Parlamento britânico, em Londres 28/10/2019 REUTERS/Henry Nicholls
Manifestantes contra e a favor do Brexit participam de protestos em frente ao Parlamento britânico, em Londres 28/10/2019 REUTERS/Henry Nicholls
Ver comentários

Publicada em  

Atualizada em  

Por William James, Kylie MacLellan e Elizabeth Piper

LONDRES (Reuters) - A União Europeia concordou nesta segunda-feira em adiar o Brexit em até três meses, enquanto o primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, disse que continuará com sua tentativa de acabar com a paralisia política britânica por meio de uma eleição em 12 de dezembro.

Com a saída britânica da UE programada para 31 de outubro agora praticamente adiada, o Brexit está em xeque, com os políticos britânicos ainda discutindo sobre como, quando ou mesmo se o divórcio deve ocorrer.

Johnson, que havia prometido finalizar o Brexit em 31 de outubro, tem exigido repetidamente uma eleição para encerrar o que ele classifica como um pesadelo político que está minando a confiança do povo ao impedir qualquer resultado do Brexit.

Horas depois que os 27 países restantes da UE apoiaram seu pedido relutante de adiamento, Johnson tentou forçar uma eleição antecipada em 12 de dezembro, na esperança de finalmente conquistar a maioria para aprovar o acordo de divórcio que negociou com Bruxelas.

Mas sua terceira tentativa de convocar esta eleição reuniu apenas 299 votos no Parlamento, menos do que os 424 - ou dois terços da Casa - que ele precisava.

Após a votação, Johnson disse que tentará novamente, por uma via legislativa que exigiria apenas uma maioria simples.

'Não permitiremos que essa paralisia continue e, de uma forma ou de outra, precisamos prosseguir diretamente para uma eleição', declarou Johnson ao Parlamento. 'Esta Casa não pode mais manter este país refém.'

Para seguir esse caminho, Johnson precisará do apoio de partidos da oposição, como o Partido Nacional Escocês (SNP) e os Liberais-Democratas.

O editor político da BBC disse que o gabinete de Johnson confirmou que o governo não traria o acordo de volta ao Parlamento - potencialmente abrindo caminho para o SNP e os “LibDems” apoiarem uma votação antecipada na data preferida de Johnson, em 12 de dezembro.

REINO DIVIDIDO

Após quase quatro anos de discussões tortuosas, o Reino Unido continua dividido por um divórcio que remove do projeto europeu o que já foi considerado uma das democracias mais estáveis do Ocidente.

Embora quase todos os políticos britânicos concordem que uma eleição é necessária, eles querem infligir o máximo de dano político a Johnson --que lidera pesquisas de opinião-- impedindo que seu acordo de última hora seja ratificado antes da votação.

Johnson, por sua vez, está tentando transferir ao Parlamento a culpa por não entregar o Brexit até 31 de outubro.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia ROD STEWART E RONNIE WOOD VOLTAM A TOCAR JUNTOS NO GLASTONBURY 2025

ROD STEWART E RONNIE WOOD VOLTAM A TOCAR JUNTOS NO GLASTONBURY 2025

Após ser homenageado na última edição do American Music Awards, Rod Stewart acaba de anunciar uma surpresa que promete emocionar os fãs de rock clássico: seu aguardado show no Festival de Glastonbury 2025 contará com a participação especial de Ronnie Wood, guitarrista dos Rolling Stones e ex-companheiro de banda no Faces.

A apresentação acontece no tradicional "Legends Slot", no domingo, 29 de junho, no palco principal de Glastonbury, e marcará o reencontro musical entre dois ícones do rock britânico.

A volta dos velhos tempos: Faces no coração do repertório

Em recente entrevista ao podcast britânico That Peter Crouch Podcast, Stewart revelou que mantém contato frequente com Ronnie Wood, com quem compartilhou o palco no final dos anos 1960 e início dos anos 1970, na banda de blues rock Faces, que também contava com o baterista Kenney Jones.

“Ainda converso com Ronnie o tempo todo. É um dos meus grandes amigos, e voltar a tocar com ele em Glastonbury será como reviver os velhos tempos”, disse o cantor.

Com essa declaração, os fãs podem esperar por clássicos como “Stay With Me” e “Ooh La La” na setlist — músicas marcadas pela parceria entre Stewart e Wood no auge da banda.

Rod Stewart no Glastonbury: show mais esperado da edição 2025

Aos 80 anos, Rod Stewart fará sua estreia no slot de lendas de Glastonbury, e se junta à lista de artistas consagrados que já passaram por esse horário, como Diana Ross, Paul Simon e Kylie Minogue.

O reencontro com Ronnie Wood torna essa performance ainda mais emblemática, colocando Glastonbury 2025 no radar de todos os amantes do rock. O festival acontece entre os dias 25 e 29 de junho, em Worthy Farm, Somerset, no Reino Unido.

Homenagem emocionante no American Music Awards 2025

Antes de seu retorno triunfal ao Glastonbury, Rod Stewart foi homenageado com o Lifetime Achievement Award no American Music Awards 2025, realizado em 26 de maio no Fontainebleau Las Vegas. A cerimônia foi marcada por um momento comovente quando cinco de seus filhos — Kimberly, Sean, Ruby, Renee e Liam — subiram ao palco (na foto acima) para entregar o prêmio ao pai, surpreendendo-o e emocionando o público presente.

3 H
  1. Home
  2. noticias
  3. parlamento do reino unido …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.