Pazuello diz que ainda haverá impacto maior da Covid-19 no interior do país
Publicada em
BRASÍLIA (Reuters) - O ministro interino da Saúde, general Eduardo Pazuello, afirmou nesta segunda-feira que a epidemia de Covid-19 ainda irá se disseminar pelo interior do Brasil, reiterando alerta sobre a interiorização da doença respiratória provocada pelo novo coronavírs.
Segundo ele, há três etapas distintas da Covid-19 no país: 'preparação, impacto de capitais e regiões metropolitanas e impacto no interior'. O Brasil, atualmente, encontra-se na segunda delas, 'com números descendo' nas capitais, segundo ele.
'Nós temos o impacto das capitais e regiões metropolitanas. Esse impacto ele vai passar, e nós vamos ter o espraiamento disso de alguma forma para o interior, vamos ter que ter as estruturas que foram preparadas na capital e região metropolitana para receber esse pessoal do interior que não tem as estruturas lá', disse Pazuello, em debate virtual sobre os 120 anos da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e a defesa da vida.
'Não podemos esquecer que vem ainda impacto do interior e aí a gente tem que estar preparado para isso', afirmou.
Dados do Ministério da Saúde divulgados no domingo apontam que o Brasil já registrou 22.666 mortes e mais de 363 mil casos confirmados do novo coronavírus.
Na última sexta-feira, quando o Brasil passou a ocupar o segundo lugar com maior número de casos do Covid-19 no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos, o Ministério da Saúde informou que 62,6% das cidades no país já registraram casos da doença.
No mesmo dia, Pazuello afirmou que a aceleração dos casos no interior do país era 'inevitável'.
(Reportagem de Maria Carolina Marcello)
Escrito por Reuters
SALA DE BATE PAPO