Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Peso argentino: qual o destino da moeda após revisão do regime cambial?

Placeholder - loading - Notas de peso 13/01/2025. REUTERS/Agustin Marcarian/File Photo
Notas de peso 13/01/2025. REUTERS/Agustin Marcarian/File Photo
Ver comentários

Publicada em  

Por Jorge Otaola

BUENOS AIRES (Reuters) - A pergunta que está na boca de todo operador na Argentina: quanto valerá o peso nesta segunda-feira?

A moeda entrará em um novo regime cambial nesta segunda-feira depois que o governo desmantelou grande parte dos controles de capital do país que já duravam anos, colocando o peso em uma faixa de negociação muito mais ampla do que a sua fixação anterior.

Agora, o peso poderá flutuar livremente em uma faixa que se expandirá gradualmente entre 1.000 e 1.400 pesos por dólar. Ele fechou em 1.074 por dólar na sexta-feira, com os mercados paralelos em 1.355. Anteriormente, a taxa de câmbio só podia desvalorizar 1% ao mês.

Operadores consultados pela Reuters durante o fim de semana disseram que o peso deve abrir entre 1.250 e 1.350 pesos por dólar, o que significaria uma queda de quase 20% em relação ao fechamento anterior, apesar de o governo evitar chamar isso de desvalorização.

A taxa do peso 'certamente se dirigirá para a extremidade superior da banda (flutuante), e é aí que os exportadores aparecerão', disse o economista Damián Di Pace. 'A taxa de câmbio de segunda-feira não será a que permanecerá nas mesas de negociação por muito tempo.'

A mudança inesperada e repentina da taxa de câmbio marcou o fim de cerca de seis anos de controles rígidos de capital implementados para impedir uma queda acentuada nas reservas de moeda estrangeira, que permanecem em território negativo.

No entanto, a Argentina fechou um acordo de empréstimo de US$ 20 bilhões com o Fundo Monetário Internacional na sexta-feira, juntamente com outros grandes empréstimos de credores internacionais, o que reforçará o balanço patrimonial do banco central e foi fundamental para desbloquear os controles.

A remoção dos controles, que emperravam os investimentos ao dificultar a remessa de lucros para o exterior, põe fim a uma importante distorção do mercado pela qual os investidores e as empresas há muito tempo vinham lutando e que o presidente Javier Milei havia se comprometido a eliminar.

AUMENTO DO DÓLAR

O analista Salvador di Stefano, baseado em Buenos Aires, disse que o governo tentará empurrar o dólar para o limite inferior da banda de 1.000, enquanto tenta acumular reservas em dólares. O acordo com o FMI tem metas para o acúmulo de reservas.

'Acho que teremos uma oferta muito significativa de dólares, devido a questões sazonais de exportação', disse Stefano, referindo-se à próxima colheita de soja.

A economista Maria Castiglioni disse que a flexibilização dos chamados controles cambiais 'cepo' foi um retorno à 'normalidade'.

'Isso significa tentar recuperar a confiança em sua própria moeda', disse ela, acrescentando que o tamanho e a velocidade dos empréstimos internacionais foram favoráveis. 'O montante da ajuda de organizações internacionais é surpreendente, pois é muito maior do que o esperado.'

Um operador de uma corretora local disse que o peso mais fraco pode até mesmo ajudar a atrair moeda forte, já que os exportadores liquidariam seus dólares a uma taxa de câmbio melhor.

'Isso ajudará a aliviar a pressão sobre o mercado, oferecendo até mesmo a oportunidade de buscar pesos para 'carry trades', dada a especulação sobre o teto da banda flutuante', disse a pessoa.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia BRUNO MARS QUEBRA RECORDE HISTÓRICO NO STREAMING GLOBAL

BRUNO MARS QUEBRA RECORDE HISTÓRICO NO STREAMING GLOBAL

Bruno Mars acaba de escrever mais um capítulo na história da música digital e assumir de vez o posto de Rei do Streaming. O cantor se tornou o primeiro artista da história a atingir 150 milhões de ouvintes mensais no Spotify, feito impulsionado por seu catálogo repleto de hits atemporais e colaborações estratégicas — mesmo sem lançar um álbum solo desde 24K Magic (2016). A marca consolida sua posição como um dos artistas mais influentes e ouvidos da era digital.

Sucesso absoluto no Spotify: números que impressionam

A trajetória de Bruno Mars no Spotify é marcada por recordes e feitos inéditos. Além do marco dos 150 milhões de ouvintes mensais, ele também quebrou o recorde de música mais rápida a atingir 1 bilhão de streams com a faixa "Die With A Smile", em parceria com Lady Gaga, que atingiu o número em apenas 96 dias.

Outro destaque é o clássico "Just The Way You Are", que acumula 2,39 bilhões de streams e é a música mais ouvida da carreira de Bruno Mars na plataforma. Em uma única semana, a faixa somou 132,2 milhões de streams, estabelecendo outro recorde de audiência semanal.

Um artista completo: do Elvis mirim ao Rei do Streaming

Antes de dominar o mundo com seus hits dançantes e baladas inesquecíveis, Bruno Mars era apenas um garoto havaiano que encantava plateias imitando Elvis Presley. Seu talento precoce e carisma nos palcos renderam-lhe o apelido de "Elvis mirim", e ele chegou a se apresentar como o icônico Rei do Rock em shows locais e até em filmes.

Décadas depois, o menino que cresceu idolatrando Elvis conquistou seu próprio trono — não o do rock, mas o do streaming. Se Presley foi o símbolo máximo da era do vinil e das performances ao vivo, Bruno Mars é hoje o nome mais forte da era digital, com recordes inéditos nas principais plataformas e uma base global de ouvintes que cresce a cada hit.

5 H
  1. Home
  2. noticias
  3. peso argentino qual o destino …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.