Capa do Álbum: Hardcastle 1
Do It Again
Paul Hardcastle
(1994)
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Pesquisa do BCE prevê estabilização da inflação em 2%

Placeholder - loading - Bandeiras da União Europeia na sede do Banco Central Europeu, em Frankfurt 18/07/2024 REUTERS/Jana Rodenbusch
Bandeiras da União Europeia na sede do Banco Central Europeu, em Frankfurt 18/07/2024 REUTERS/Jana Rodenbusch
Ver comentários

Publicada em  

FRANKFURT (Reuters) - A inflação da zona do euro poderá ficar um pouco mais alta este ano do que se pensava, mas depois se estabilizará na meta de 2% do Banco Central Europeu, de acordo com a Pesquisa de Analistas Profissionais do banco nesta terça-feira.

O BCE cortou na quinta-feira as taxas de juros pela sétima vez em um ano, argumentando que a desinflação estava bem encaminhada e que os riscos de que o aumento dos preços seja ainda menor do que se pensava estavam aumentando.

A pesquisa do BCE, que costuma ser um ponto importante para as deliberações de política monetária, mostrou uma inflação média de 2,2% em 2025, acima dos 2,1% previstos há três meses, enquanto a previsão de 2026 foi elevado de 1,9% para 2,0%.

Entretanto, esses números podem ser menos significativos do que no passado, uma vez que o prazo limite do BCE para coletar projeções foi 4 de abril e os mercados financeiros mudaram significativamente desde então devido à política comercial errática dos EUA.

O euro se firmou acentuadamente em relação ao dólar e os preços de energia caíram, mudanças que podem desacelerar significativamente a inflação.

As barreiras comerciais e as tensões com os EUA também podem enfraquecer drasticamente o crescimento econômico e pesar sobre os preços.

No entanto, a pesquisa mostrou apenas uma pequena revisão na perspectiva de crescimento, colocando a expansão de 2025 em 0,9%, em comparação com o número anterior de 1,0%, sugerindo que nem toda a tensão comercial foi levada em conta ainda.

A presidente do BCE, Christine Lagarde, argumentou anteriormente que uma guerra comercial total poderia reduzir até 0,5 ponto percentual do crescimento.

(Reportagem de Balazs Koranyi)

Escrito por Reuters

  1. Home
  2. noticias
  3. pesquisa do bce preve …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.