Pesquisador italiano cria uma impressora 3D capaz de gerar filés
Bife é de origem vegetal, porém tem textura semelhante a da carne
Publicada em
Em Barcelona, na Espanha, o pesquisador Giuseppe Scionti criou uma alternativa à carne, que pode ser impressa em 3D. Essa opção é composta por ingredientes vegetais, mas imita a textura real, fator mais complicado de ser concretizado.
Tudo indica que o projeto surgiu na cidade catalã por casualidade.
O inventor nasceu em Milão e tem 31 anos, especialista em biomedicina e engenharia de tecidos, ele estudou em diversas ótimas instituições, como é o caso da Universidade pública de Londres..
Como funciona
O pesquisador manipula em suas mãos seringas, que contêm uma pasta cor de palha. Aliás, para produzir o filé, basta colocar o material na máquina 3D e configurar o sistema. E finalmente, a impressora vai imprimir o biomaterial, que irá gerar o bife. Uma vez feito, o pedaço de carne vegetal está pronto para ser preparado e então consumido.
O procedimento propicia a criação de filés artificiais com textura similar à da carne. Recentemente, o criador solicitou a patente do produto e está aguardando a aprovação.
Os bifes são compostos de proteína em pó, como a proveniente do arroz e da ervilha, assim, como das algas. São produtos geralmente consumidos por veganos ou vegetarianos em forma de bebida, visando complementar a dieta.
O pesquisador enxerga seu projeto como uma oportunidade para evitar a produção em massa de animais voltados para a alimentação humana. Além disso, ele acredita que a sua carne poderia ser produzida com certas propriedades específicas a fim de combater a desnutrição.
SALA DE BATE PAPO