Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Pesquisadores descobrem forma de saber se gestante terá parto prematuro

Até então, a maneira mais comum de se calcular o risco de nascimento prematuro era medir o comprimento da cervical do útero.

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Pesquisadores descobrem forma de saber se gestante terá parto prematuro"
Ver comentários

Publicada em  

Até 18 por cento dos bebês no mundo todo nascem prematuros. Normalmente, uma gestação humana dura entre 38 e 40 semanas – os nascidos muito antes disso podem ter problemas cognitivos, respiratórios ou cardíacos.

Apesar de exames neonatais ajudarem a acompanhar o crescimento do feto, ainda não há como prever o exato momento em que uma mulher entrará em trabalho de parto. No entanto, saber se a gravidez é viável ou não o mais rápido possível é essencial para agilizar certas medidas preventivas para a mãe e para o bebê.

Foi por isso que pesquisadores norte-americanos encontraram uma forma de calcular os riscos de se ter um parto prematuro. De acordo com o estudo, é possível encontrar particularidades no muco cervical de gestantes que deram à luz antes das 37 semanas para aquelas que cumpriram o tempo normal. Características dessa secreção, produzida no colo uterino, podem indicar se o parto tem chances de acontecer antes da hora.

Experimentos anteriores mostraram que entre 25 e 40 por cento dos nascimentos prematuros têm a mesma origem: a culpa é das infecções causadas por micróbios, que ignoram as proteções mucosas do organismo e atingem o útero da mulher.

Atualmente, a maneira mais comum de se calcular o risco de nascimento prematuro é medir o comprimento da cervical do útero – tamanhos mais curtos representam risco maior. Outro método envolve a análise da fibronectina fetal, material que prende o bebê às paredes do útero. Nenhum deles, porém, se mostrou definitivo. Mesmo apresentando padrões normais para esses dois critérios, mães ainda podem ter filhos prematuros.

Segundo os pesquisadores, testes de muco podem ser feitos ainda em estágios iniciais da gravidez, como parte dos exames de rotina. Fazendo isso, seria possível mapear com precisão uma das possíveis causas dos partos prematuros, preparando melhor a mãe para esse cenário.

Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!

Escrito por Redação

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia LADY GAGA VENCE SEU PRIMEIRO EMMY

LADY GAGA VENCE SEU PRIMEIRO EMMY

A cantora e atriz Lady Gaga acaba de conquistar sua primeira estatueta do Emmy, vencendo na categoria “Direção Musical Excepcional” durante o 46º Sports Emmy Awards, realizado em maio de 2025. A premiação reconheceu a performance impactante da artista com a canção “Hold My Hand”, apresentada na abertura do Super Bowl LIX, em 9 de fevereiro, direto da Bourbon Street, em Nova Orleans, Luisiana.

O que é o prêmio Emmy?

O Emmy é uma das premiações mais importantes da indústria do entretenimento, dedicada a reconhecer a excelência na televisão e em transmissões ao vivo nos Estados Unidos. Dividido em categorias como Primetime Emmy, Daytime Emmy, Sports Emmy e International Emmy, o prêmio homenageia programas, artistas, diretores e profissionais técnicos por suas contribuições criativas. Concedido pela Academia de Artes e Ciências da Televisão, o Emmy é considerado o equivalente televisivo do Oscar (cinema), Grammy (música) e Tony (teatro).

Um momento histórico no esporte e na música

Transmitida ao vivo pela FOX, a apresentação de Gaga foi um tributo emocionante às vítimas de tragédias recentes, incluindo os incêndios florestais na Califórnia, o furacão Helene e o ataque terrorista que chocou Nova Orleans semanas antes do jogo. Ao lado de um coral gospel local e com participações especiais de nomes como Tom Brady e Michael Strahan, Gaga entregou uma performance de alta carga emocional e forte impacto social.

A escolha da música “Hold My Hand”, tema do filme Top Gun: Maverick (2022), reforçou a proposta de consolo, unidade e esperança — valores refletidos também em sua entrega vocal e na direção musical premiada.

Rumo ao EGOT: o que falta para Gaga?

Com essa vitória, Lady Gaga fica a um passo de conquistar o status EGOT — título reservado a artistas que venceram Emmy, Grammy, Oscar e Tony. Atualmente, a estrela já coleciona:

2 H
  1. Home
  2. noticias
  3. pesquisadores descobrem forma …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.