Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Pesquisadores descobrem por que algumas dietas não dão certo

A resposta pode estar no microbioma de cada indivíduo.

Placeholder - loading - Garfo espetando um tomate (Foto: Dulla/SAÚDE é Vital)
Garfo espetando um tomate (Foto: Dulla/SAÚDE é Vital)
Ver comentários

Publicada em  

Nos Estados Unidos, e também por aqui, orientações de especialistas dão a toda a população um plano para uma boa nutrição. Mas uma nova pesquisa diz que esse tipo de abordagem “tamanho único” pode não ser suficiente.

Pessoas diferentes, até mesmo gêmeos idênticos (que têm quase o mesmo DNA), podem responder aos mesmos alimentos de forma muito diferente, descobriram os cientistas.

“Nossas recomendações, medicamente e em termos de saúde pública, acabam de presumir que, se as pessoas seguirem o plano padrão, perderão peso e desenvolverão menos doenças crônicas”, diz o co-investigador do estudo Tim Spector, professor de epidemiologia genética na King's College de Londres. "Realmente, esse pensamento foi agora exposto como completamente falho".

Pesquisadores rastrearam cerca de 1.100 adultos nos EUA e no Reino Unido, incluindo 240 pares de gêmeos, por duas semanas. Eles monitoraram os níveis de açúcar no sangue, insulina e gordura dos participantes depois de comerem refeições pré-formuladas, como muffins e bebidas com açúca.

Os alimentos que aumentaram o nível de açúcar no sangue de uma pessoa ou mantiveram os níveis de gordura elevados por horas não fizeram necessariamente o mesmo com a pessoa que jantava ao lado deles, mesmo que fossem gêmeos. Os indivíduos até tiveram respostas diferentes às mesmas refeições quando foram consumidas em diferentes momentos do dia.

Estes resultados sugerem que apenas os dados nutricionais não podem prever como um determinado alimento afetará a saúde e o peso de uma pessoa, diz Spector. “Há algumas diretrizes e recomendações em todo o mundo que quase todo mundo concorda”, incluindo consumir fibras e reduzir as calorias e os alimentos ultraprocessados, ressalta Spector. Mas muitas questões nutricionais persistentes – não há problema em pular o café da manhã? O jejum funciona? Uma dieta com pouco carboidrato ou baixo teor de gordura é melhor para perda de peso? – não pode ter uma única resposta, diz Spector.

Spector aposta que o segredo da dieta personalizada pode depender do microbioma, ou da colônia de micróbios que vivem em seu intestino, e não da genética. Ainda há muito o que estudar sobre a microbioma, mas estudos sugerem que ela afeta muitos aspectos da saúde humana.

Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia SMOKEY ROBINSON É ACUSADO DE ABUSO SEXUAL

SMOKEY ROBINSON É ACUSADO DE ABUSO SEXUAL

O cantor, compositor e produtor musical Smokey Robinson, ícone da Motown Records e uma das vozes mais reconhecidas da história da música norte-americana, está sendo acusado de abuso sexual por quatro mulheres que trabalharam como domésticas e assistentes pessoais em suas residências entre 2006 e 2024.

As denúncias fazem parte de uma queixa de assédio no local de trabalho, protocolada nesta terça-feira (6) em um tribunal de Los Angeles, e obtida com exclusividade pela CNN.

Acusações graves envolvem mais de uma década de supostos abusos

De acordo com o documento, as mulheres, identificadas como Jane Does 1 a 4, afirmam ter sofrido assédio sexual, agressões sexuais recorrentes e condições de trabalho abusivas enquanto prestavam serviços na casa de Robinson e de sua esposa, Frances Robinson, que também é citada como co-ré no processo.

As vítimas relatam que permaneceram em silêncio durante anos por medo de represálias, perda do emprego e vergonha pública, agravados pela fama e influência do artista. Três das quatro mulheres também temiam que a denúncia pudesse impactar negativamente seu status migratório nos Estados Unidos.

Detalhes das alegações: múltiplos episódios e locais

Frances Robinson também é citada por conivência e racismo

Além de Smokey Robinson, o processo responsabiliza Frances Robinson por omissão e conivência com os abusos, além de contribuir para um ambiente de trabalho hostil ao gritar com as funcionárias e usar termos étnicos pejorativos, segundo a ação judicial.

Outras acusações incluem violações trabalhistas e danos emocionais

As ex-funcionárias também acusam o casal Robinson de violações das leis trabalhistas, como não pagamento de salário mínimo, ausência de horas extras, e falta de pausas para descanso e alimentação. As quatro vítimas estão requerendo pelo menos US$ 50 milhões em danos morais, materiais e punitivos.

2 H
  1. Home
  2. noticias
  3. pesquisadores descobrem por …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.