Pesquisadores descobrem que bactéria da gengivite pode causar Alzheimer
Segundo os estudiosos, esse é mais um motivo pelo qual é essencial manter a higiene bucal.
Publicada em
Pesquisadores noruegueses, da Universidade de Bergen, descobriram que uma boa higiene bucal pode ter relação com a saúde do cérebro. Isso porque a bactéria que causa a gengivite pode ser decisiva para o desenvolvimento do mal de Alzheimer.
O pesquisador Piotr Mydel, do Departamento de Medicina Clínica, diz que há evidências comprovadas geneticamente que demonstram que a bactéria responsável pela inflamação na gengiva é capaz de se locomover até o cérebro. Nele, ela pode produzir uma proteína que destrói células presentes no órgão, o que resulta na perda de memória e, em casos mais graves, no Alzheimer.
No entanto, a bactéria não faz o trabalho sozinha. Segundo Mydel, o que acontece é que a presença dela aumenta o risco de a doença crescer no indivíduo, inclusive implicando em uma progressão mais rápida do que em casos comuns.
Para evitar este problema, alguns métodos foram apontados pelos estudiosos, como ter o hábito de escovar constantemente os dentes e utilizar fio dental. Apesar de parecer uma prática óbvia, a higiene bucal é indispensável para aqueles que já possuem gengivite ou casos de Alzheimer na família.
Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!
SALA DE BATE PAPO